segunda-feira, 21 de março de 2016

Os problemas da estupidez humana

Gregarismo é, segundo o Priberam, "a tendência humana para viver em comunidade". Aprendi numa das minhas aulas de psicologia que o ser humano tem tendências gregárias. Aprendi, na vida real, que a tendência gregária torna algumas pessoas estúpidas. Provavelmente já há um estudo científico a comprovar o que acabei de dizer. Acredito que sim, em 2016 há estudos sobre tudo e mais alguma coisa. Se não houver disponho-me a fazer um estudo sobre o tópico!
Vocês devem estar a questionar o porquê de eu me pôr com esta conversa hoje. É hoje porque ainda estava à espera de que o vídeo que vi e que despoletou a minha raiva e me deixou corada de vergonha alheia fosse mentira, nada mais do que um estúpido fruto da minha imaginação. Só que não foi, e eu sou o tipo de pessoa que tem dificuldade em estar calada sobre o que me incomoda.
Faz precisamente hoje uma semana desde que o vídeo foi publicado na internet. Como pano de fundo: Plaza Mayor, Madrid. A maioria de vocês já sabe do que falo. Falo do vídeo que mostra os adeptos do PSV Eindhoven a humilhar algumas senhoras, pedintes alegadamente de nacionalidade romena, que lá estavam.
A cena é triste. Na esplanada, confortavelmente a beber as suas cervejas os holandeses pensaram que seria um bom passatempo atirar moedas para ver as pedintes correr desesperadas para as apanhar do chão. Como se estivessem num espectáculo e aquelas senhoras fossem uns fantoches feitos de pano que se encontravam ali com o único objectivo de os entreter. Não bastou atirar-lhes moedas, e alegadamente a entoar "não passem a fronteira", obrigaram-nas a fazer flexões no meio da rua (alguns transeuntes dizem mesmo que estas mulheres foram ameaçadas). O jogo ainda ia longe e tinham de passar o tempo de alguma forma, coitados. Na esplanada a diversão era rainha e todos riam completamente divertidos com o que estavam a fazer.
Como se humilhar outro ser humano fosse divertido. Como se pensar que se é superior fosse divertido. Como se ser uma cambada de energúmenos inúteis e desprovidos da mais básica educação fosse divertido. Não é. Pessoas sem educação não são divertidas, são só ignorantes, tristes e são do pior da espécie humana! Chego à conclusão que a culpa não é da tendência gregária (apesar de ajudar - quero acreditar que alguns dos que lá estavam a rir não fizeram nada por medo e por necessidade de se sentirem integrados e parte do "grupo", porque se todas aquelas pessoas são iguais, torna a situação ainda mais grave), o maior problema são as pessoas más e desprovidas de humanidade que se julgam, seja pelo que for, superiores a alguém.

Sem comentários :

Enviar um comentário