terça-feira, 22 de março de 2016

"Como comunidade a espécie humana é um desastre"

Parece-me certo dar um título a este post com a frase de José Saramago. É uma frase que recordo cada vez com mais frequência. Infelizmente o mundo tem vivido dias de insegurança, tristeza e medo. Todas as semanas há ataques terroristas. Cada vez mais acordamos com notícias destas, capazes de deixar o coração de qualquer pessoa bem apertado. Felizmente, a minha família e amigos que vivem fora do país (inclusive em cidades que já sofreram ataques terroristas como Paris e Istambul) sempre estiveram a salvo. Mas infelizmente já muitos perderam pais, irmãos, amigos e namorados, e isso deixa-me com o coração nas mãos e um sentimento de revolta que não consigo expressar correctamente por palavras. É com essas pessoas que os meus pensamentos estão. Não só em Bruxelas, mas em todos os lugares onde estes ataques ocorrem e onde pessoas sem culpa de nada perdem a vida. No sábado passado, depois de saber do ataque terrorista em Istambul, mandei mensagem a uma amiga minha turca e que vive em Istambul por quem tenho imenso carinho para confirmar se estava bem. Poucos minutos depois recebi uma mensagem positiva, que confirmou que estava tudo bem, apesar da insegurança e do medo que todos sentiam.
Infelizmente há muitas pessoas que não recebem essa mensagem positiva. Recebem apenas notícias más e tristes. Notícias que surgem em virtude de uns quantos cobardes julgarem que são melhores e que são superiores. Notícias que surgem de acontecimentos não se sabe bem em nome do quê ou de quem mas que destroem vidas e famílias em segundos da forma mais cobarde de todas. Sem aviso, sem dar oportunidade para defesa, sem dar a cara. Um ataque pelas costas de inocentes que derramam sangue e perdem a vida quando vão para o trabalho, quando vão viajar ou quando estão só a passear. Pessoas que mereciam chegar a casa no fim do dia, que mereciam ver os filhos crescer, que mereciam dar mais um abraço ao pai e à mãe, que mereciam, acima de tudo, viver!
Comecei com Saramago e termino com um excerto do livro de Carl Sagan, Pale Blue Dot:

"Think of the rivers of blood spilled by all those generals and emperors so that, in glory and triumph, they could become the momentary masters of a fraction of a dot. Think of the endless cruelties visited by the inhabitants of one corner (...) how eager they are to kill one another, how fervent their hatreds.
(...) In our obscurity, in all this vastness, there is no hint that help will come from elsewhere to save us from ouselves."

Sem comentários :

Enviar um comentário