quinta-feira, 16 de julho de 2015

Olá Plutão!

NASA
Às vezes julgamos que somos todos muito avançados e já sabemos tudo sobre tudo. A verdade é que não sabemos nada. Só agora sabemos como é Plutão e, pelos vistos, não é nada daquilo que se estava a pensar. É maior do que o esperado. É mais novo do que o que se pensava. Tem montanhas de cerca de 3500m de altura. É um enorme passo para a Humanidade, para nós. Mas ainda falta descobrir tanto. Afinal, só conhecemos o nosso sistema solar. Continuamos ainda a ser tão pequenos na nossa grandeza. Mas é tão bom ver Plutão, é bom saber que há mais do que isto, é bom relembrar a nossa insignificância. É bom para perceber que temos de proteger esta nossa casa com tudo o que podemos, porque não há outra.
A New Horizons, uma sonda espacial não tripulada (leva em homenagem as cinzas do homem que descobriu Plutão em 1930, Clyde Tombaugh) passou a cerca de 12472 quilómetros de Plutão, depois de 3463 dias em viagem. Encontra-se agora a mais de 4,8 mil milhões de nós mas comprometida a enviar-nos mais detalhes daquilo que vê. Com os dados recebidos já é possível saber o diâmetro do planeta-anão (que não é tão anão assim): 2370 quilómetros. Coisa pouca, não é? Para além de se saber que afinal este planeta não é tão pequeno como o que se esperava, também não é assim tão velho. Em consequência das cadeias de montanhas muito jovens e muito altas, assim como a notável e surpreendente ausência de crateras, calcula-se que a sua idade seja de 100 milhões de anos - o que faria este planeta contemporâneo dos dinossauros na Terra -, uma idade muito jovem quando comparada com os 4500 milhões de primaveras do nosso sistema solar.
Estamos, sem sombra de dúvida, a testemunhar um acontecimento de enorme importância. Estamos a testemunhar a época em que os nossos horizontes foram alargados. A época em que todos os planetas do nosso sistema solar foram visitados. A época em que podemos olhar para além do que já conhecíamos. Não tem preço!
A viagem

Sem comentários :

Enviar um comentário