domingo, 5 de julho de 2015

A minha estante | Amy Winehouse: The Biography

Nome original: Amy Winehouse - The Biography
Autor: Chas Newkey-Burden
Editora: John Blake Publishing
Nrº de páginas: 230
Sempre gostei muito da Amy Winehouse, da sua voz única e maravilhosa. Desde que me lembro que fico arrepiada quando ouço Tears Dry on Their Own ou Back to Black ou tantas outras. Fico arrepiada por ouvir uma voz tão boa e também fico triste porque é impossível não pensar na sua vida difícil e atribulada e da sua morte tão prematura.
Foi precisamente por adorar a Amy que não pensei duas vezes em comprar este livro (que vinha acompanhado de um DVD que ainda não tive oportunidade de ver). A primeira impressão do livro foi que era muito pequeno para ser uma biografia mas a qualidade não se vê no tamanho, não é verdade? Posto isto decidi atirar-me a ele na convicção de que é um livro que se lê num ápice - e não me enganei, lê-se com muita facilidade e rapidez. No entanto fiquei ligeiramente desiludida.
A primeira edição do livro foi em 2009, quando a Amy ainda estava viva. Mas a edição que comprei é de 2011, pouco tempo depois dela morrer. Por isso o livro só aborda a vida dela até 2008, não retrata os últimos 3 anos da sua vida. Para além disso, é algo confuso. É confuso de situar no tempo os acontecimentos que vão sendo relatados. Outro aspecto que me deixou desiludida - e este talvez seja o pior do livro - é o facto de não termos a mínima ideia do que se passa na cabeça da Amy, não sabemos como ela vê a pressão da imprensa, não sabemos como ela se sente e eu suponho que quando alguém decide ler uma biografia pretende conhecer os pensamentos da personalidade em questão. 
O livro baseia-se muito (demasiado, por vezes) no trabalho da Amy, em entrevistas e nas reviews dadas por outras personalidades ou publicações. Não há novidades porque o livro é escrito a partir de material que já estava ao nosso alcance. Também aborda muito as performances, com tal detalhe que somos quase obrigados a ir ao YouTube ver se de facto o que ali está descrito é verdade.
Ao contrário da maioria dos autores de biografias, Newky-Burden não tenta esconder o quanto gosta da Amy e o quanto a admira. Se, por um lado, isto é negativo pois eu acho que quem escreve biografias deve conseguir ser isento, por outro lado é positivo porque nunca se esquece de mencionar o seu enorme talento.
Talvez catalogar este livro como biografia não seja o mais correcto, porque quando acabamos de o ler não ficamos com essa sensação. Eu, pelo menos, senti que me apetecia procurar outra biografia porque queria descobrir a verdadeira Amy. Este livro é uma colectânea de reviews, entrevistas e opiniões dos fãs da Amy.
No fim, a sensação mais clara é a de que a excelente e perturbada Amy Winehouse merecia mais do que isto, muito mais.

Sem comentários :

Enviar um comentário