segunda-feira, 20 de junho de 2016

Génio Ronaldo

Sejamos coerentes. Para criticar e/ou elogiar é necessário haver sempre alguma ponderação e coerência. Naturalmente que num desporto tão apaixonante como o futebol vão haver sempre comentários de cabeça quente, comentários do momento e coisas ditas sem pensar. Acontece a toda a gente. O que não pode acontecer é viver permanentemente com memória curta e/ou selectiva.
Ontem o Ronaldo falhou um penalti. O guarda-redes não o defendeu nem a relva teve culpa da trajectória da bola. A culpa foi única e exclusivamente do Ronaldo! Eu sei isso, tu sabes isso e eu tenho a certeza de que ele também sabe disso e provavelmente sabe-o melhor do que ninguém.
No entanto nunca, em momento algum, podemos culpar apenas um jogador pelo empate (ou pela perda de dois pontos) de uma equipa. Não estou a dizer que o Ronaldo está imune da culpa do resultado de ontem. O que eu estou a dizer é que o Ronaldo tem a mesma culpa de todos os outros jogadores. Num jogo colectivo é ingénuo imputar a culpa apenas num "bode expiatório". Não é correcto nem faz sentido. Num jogo colectivo, como é o futebol, a culpa é dividida entre todos os intervenientes e a grande maioria dos comentários que leio culpam apenas o Ronaldo.
Talvez estes críticos, sempre tão ávidos e prontos a atacar, não vejam as estatísticas, não tenham interesse em vê-las ou desviem os olhos quando lhes são apresentadas porque afinal o Ronaldo é "egoísta", "só quer marcar lá no clube dele", "só quer saber da imagem e de selfies" e é "arrogante". Vou ser breve e deixar aqui apenas três comentários que são "só" fundados em estatísticas e factos:
- Há uma imagem a circular na Internet que compara o número de remates do Cristiano Ronaldo com os remates de outras equipas do Europeu, como por exemplo a Itália ou a Islândia. O curioso é que o Ronaldo soma mais remates do que essas equipas (nove equipas, para ser precisa). Para terem uma ideia: o Ronaldo soma 20 remates, a Itália 19 e a Suécia 11. Eu sei, os remates não dão pontos mas não deixa de ser uma estatística muito interessante.
- Durante toda a sua carreira, o Ronaldo falhou apenas 19 penalties das 110 oportunidades que teve. Isto significa que concretizou com sucesso 91. Na selecção falhou no total 4 (quatro) penalties. Para quem diz que ele só se interessa em marcar os penalties nas equipas em que joga... andam muito mal informados.
- Tornou-se ontem no jogador português com mais internacionalizações (128). São mais jogos nas pernas só pela selecção nacional do que estes os críticos provavelmente têm na vida inteira. Jogou com lágrimas nos olhos quando o pai morreu (e só quem sabe o que é perder o pai pode imaginar o quanto isso dói), jogou quando todos estavam contra ele, jogou quando estava lesionado e é visível que veste com orgulho a nossa camisola. É o melhor marcador de sempre da selecção nacional com um total de 58 golos - ainda não acabou a carreira e é provável que deixe este recorde num patamar tão alto que vão passar anos até alguém ficar perto de bater esse recorde. Nunca viu um cartão vermelho na selecção, nem por acumulação de amarelos, nem em jogos oficiais, nem em amigáveis.
A isto podia juntar histórias que só demonstram a força, a qualidade, a humildade e a as particularidades únicas do génio do futebol Cristiano Ronaldo. Não o vou fazer, quem prefere ver com palas nos olhos nunca entenderia tudo.
O Ronaldo não está, tal como os outros jogadores, imune a críticas. Bateu mal o penalti ontem, falhou. Reconheço e critico quando tenho de criticar mas tento ser coerente, justa, realista e não me esqueço de que, apesar de por vezes não parecer, o Ronaldo é humano e tem o direito de falhar e de ter fases menos boas. Os comentários que leio e ouço são provavelmente de quem não conhece a sua história nem a sua carreira. São comentários que destilam ódio e inveja pelo sucesso alheio. Quem o critica gratuitamente certamente não tem a menor ideia do que este miúdo, que nasceu pobre e com poucos recursos se fez um futebolista e profissional de excelência e ganhou tudo o que hoje tem, já deu à selecção portuguesa, ao futebol português e a Portugal. Não me esqueço quando conquista a Champions pelo Real Madrid, não me esqueço quando ganha outra bola de ouro ou outro troféu individual, não me esqueço quando o vejo elogiado por todo o mundo e só se for hipócrita me vou esquecer quando falha um penalti ou quando faz um jogo menos bom (e não acho que fez um jogo péssimo ontem).
Não é a hora adequada para comentários incendiários que em nada ajudam. As criticas são boas quando construtivas e são essas que devem surgir agora. O caminho está difícil, e ficou mais difícil ontem, mas ainda não é impossível. Por isso, e enquanto não for, eu vou acreditar. Vou acreditar e vou apoiar. FORÇA PORTUGAL!

2 comentários :

  1. É natural que quando a equipa falha, se procure o seu maior expoente para deitar as culpas. O problema dessas análises que se fazem por aí é que generalizam e não analisam nada em concreto.

    É completamente irrelevante para mim o nº de remates do Ronaldo. Se ele fizer 100 remates e nenhum deles à baliza, então é inconsequente. O verdadeiro problema do Ronaldo é que na seleção não tem ao lado a qualidade de companheiros que tem no Real Madrid. E são esses companheiros do Real que lhe resolvem os problemas que ele tem na seleção.

    No Real ninguém lhe pede que parta para cima dos defesas com a bola controlada, que ajude na 1ª fase de construção do jogo, que sirva de apoio frontal. Apenas lhe pedem que finalize e que se desmarque. Na seleção não temos muitos jogadores que tenham grandes capacidades para criar lances, para servir de apoio frontal e para prender os centrais adversários, logo é pedido ao Ronaldo que faça isso. Ora, ele não é bom a fazer isso, ele é bom a fazer golos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que não faz sentido criticar apenas um jogador pelo colectivo. O futebol não é "one man show"... O problema das análises é mesmo esse e o facto de ir buscar coisas que não interessam a ninguém, como a vida pessoal dos jogadores, para justificar uma ou outra falha. As pessoas criticam e a maioria nem sabe o que está a criticar.

    Tens razão e como eu digo os remates não dão pontos a ninguém, só os golos é que fazem isso. No entanto acho que é um dado curioso e acaba por mostrar que o Ronaldo - e a selecção, que julgo ser das que tem mais remates também - têm tentado mas as coisas nem sempre correm bem. Ainda falta um jogo e temos "o queijo e a faca" na mão e tudo para decidir a passagem, ou não, à fase seguinte. Só dependemos de nós.

    Acho que o maior contributo para o Ronaldo nem sempre estar no seu melhor na selecção é esse. Nós não temos a equipa do Real. E ele chega à selecção como um dos jogadores mais utilizados na Liga Espanhola; para além disto ainda têm os jogos todos da Liga dos Campeões e das outras competições do Real. Todos os jogos ao mais alto nível e é complicado. Não nos podemos esquecer que ele já não tem 20 anos, tem 31 e as pernas não aguentam tudo...

    ResponderEliminar