terça-feira, 28 de junho de 2016

A união faz a força

Foto: O Lado V
Acho que não é novidade nenhuma o que hoje escrevo. A união é um dos elementos fundamentais para o sucesso. Cada vez temos mais exemplos disso no futebol. Recentemente vimos o Chile ganhar a final da Copa América a uma Argentina com nomes mais sonantes. Ontem vimos, com alguma surpresa, a Islândia vencer a Inglaterra e passar aos quartos-de-final do Europeu. Vimos, na mesma competição, a Itália que muitos descreveram antes do início do Europeu como ter "a pior selecção da sua história" vencer à selecção espanhola, bi-campeã europeia. Se estas vitórias acontecem, e ainda bem que sim, é por haver muito trabalho e muita dedicação mas também porque entram em campo unidas, sem medo. São "mais equipa".

Ser equipa não é só juntar uns quantos jogadores e treiná-los. Exige muito mais trabalho e esforço do que isso. Uma equipa de verdade tem de ser coesa e entrosada, dentro e fora de campo. Para que seja eficaz, a coesão e o entrosamento tem de se estender a toda a estrutura - jogadores, equipa técnica, staff e administração porque no fim do dia o trabalho de uns depende, em parte, do trabalho dos outros. Todos os que estão a bordo têm de estar cientes dos objectivos que se pretendem alcançar a curto, médio e longo prazo, têm de saber a história do símbolo que representam, têm de entender os detalhes, as particularidades. Nenhum barco afunda por causa da água que o rodeia mas sim pela água que entra dentro dele.

Num caso tão particular e único como é o Vitória não basta haver uma união apenas entre os jogadores, equipa técnica, staff e administração porque o Vitória é muito, muito mais do que qualquer nome passageiro. É preciso que a união seja também com as bancadas, com quem apoia incessantemente, com quem marca presença esteja bom ou mau tempo, com o 12º jogador. Somos parte da equipa, parte da identidade, parte da essência que nos torna únicos. Estamos sempre presentes, prontos para defender o símbolo contra quem o ataque, sempre a trabalhar para e pelo Vitória - vejam-se as opiniões, textos e demonstrações de apoio que continuam com a mesma intensidade até quando o campeonato está parado. Somos a maior força do Vitória, a força propulsora. Por isso, sejam os tempos fáceis ou difíceis, temos de estar a bordo! Todos!

O mais importante de sermos uma equipa e agirmos todos como tal é que as equipas preocupam-se em primeiro lugar com o símbolo que está ao peito, só depois se preocupam com o nome estampado atrás. As críticas construtivas e as discussões são em prol do progresso, o trabalho dos jogadores e equipa técnica deve ser em prol de bons resultados, o trabalho da administração deve ser em prol de defender e manter o Vitória num caminho saudável e vitorioso. Tudo tem de ser feito em prol de um Vitória de sucesso, um Vitória ainda maior, um Vitória desportivamente competitivo e financeiramente estável. O nosso Vitória!

No fim da época que se inicia em breve espero que possamos ser capazes de olhar para trás e conectar todos os pontos. Espero que nos últimos 90 minutos possamos entender que valeu a pena todos os momentos em que nos foi pedida paciência, todos os momentos em que a frustração era tanta e quase deitamos a toalha ao chão. Desta vez tem de valer a pena! Está finalmente na altura de uma época de sucesso, de vitórias, de conquistas. Desta vez temos de honrar o nosso nome e a nossa história!

4 comentários :

  1. Subscrevo sem prejuízo de reiterar a minha profunda devoção a S. Tomé o mais prudente de todos os santos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,
    Já tenho dito mais que uma vez nas passagens que por aqui faço que normalmente não consigo deixar de responder a textos sobre o Vitória, sempre bem escritos e com muita coerência, que é muito importante. Embora neste momento o meu chip esteja "mais" virado para a seleção, por razões óbvias, não consigo deixar de pensar e acompanhar o nosso Vitória. Embora subscreva quase na totalidade as tuas ideias, receio muito sinceramente que as coisas não se passarão de forma tão simples como todos nós queríamos que fosse. Infelizmente tenho visto nestes últimos anos algum afastamento e desinteresse nos adeptos que se tem refletido nas bancadas. Para inverter essa situação, e na minha opinião, a equipa terá de "chamar" novamente essas pessoas para que possa haver essa tal união forte que nos caracteriza. Não costumo ser muito pessimista, e espero estar redondamente enganado (e tenho sempre alguma esperança que isso aconteça) mas receio que ainda estejamos longe de tempos não muito distantes em que o nosso Estádio estava sempre com 15.000/16.000 pessoas independentemente do jogo. Indo de encontro ao comentário anterior, a ver vamos...

    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      Também fico contente por deixar a sua opinião e comentários pois são também sempre muito agradáveis e com boas contribuições! Naturalmente estamos todos muito centrados na selecção e à espera de somar mais uma vitória amanhã. Concordo completamente, estamos a atingir alguns patamares já graves do afastamento entre adeptos e equipa. Sinceramente compreendo porque a vida não é fácil para ninguém e por vezes é muito difícil pagar as quotas, fazem-se esforços e saímos do estádio tristes, seja com o resultado ou com a exibição ou até com ambos. Comecei a ir ao estádio quando ele estava quase cheio ou, tal como referiu e bem, sempre na ordem dos 15000/16000. Ultimamente é difícil atingir essa média, embora consigamos boas casas comparativamente com o resto dos clubes portugueses mas na maioria das vezes longe do inferno branco de algumas épocas atrás. Como já comentou comigo, as consequências podem ser graves porque corremos o risco de estar a passar uma cultura diferente e menos apaixonante para os mais pequeninos, ao contrário do que aconteceu comigo. O mais importante que o Vitória tem são os seus adeptos, e isso não nos podemos arriscar a perder ou a desvalorizar. Precisamos de assegurar a sobrevivência do ADN e da identidade que ainda nos caracteriza porque só assim podemos assegurar a sobrevivência do Vitória que eu e o Rui conhece. Será difícil mas tem de acontecer. A união faz a força!!

      Eliminar