quinta-feira, 23 de junho de 2016

Liberdade de expressão


Há quem diga que "a nossa liberdade acaba onde começa a do outro". Uma frase feita repetida constantemente quando se fala de liberdade de expressão. Entendo a intenção de quem a diz mas nunca consegui concordar inteiramente por um simples motivo: impõe um limite à liberdade, "a liberdade acaba". Não, a liberdade não tem um fim. Se tem um fim ou se é limitada então não é realmente liberdade. É liberdade... condicionada. Não é liberdade!

Isto não significa que se pode dizer tudo e mais alguma coisa. Não significa que possamos dizer um chorrilho de disparates sempre que nos apeteça. Não significa que as pessoas não sejam responsáveis pelo que dizem. Não significa que não temos de ter provas quando acusámos alguém. Eu começo a achar que muitas pessoas julgam que liberdade de expressão é o direito de dizer qualquer coisa sem nenhuma responsabilidade sobre o que dizem. Alegam sempre a liberdade de expressão aqueles que falam sem saber o que falam e que julgam que as palavras são só e apenas uma combinação fortuita de letras.

Liberdade de expressão não é nada disso é triste saber que ainda há muita gente que julga que sim. Basta olhar para as presidenciais dos EUA e ouvir durante cinco minutos o Trump. Basta ler uma notícia de um dos jornais mais vendidos em Portugal. Podia citar muitos mais casos mas não me vou dar ao trabalho. Não perceber um conceito tão básico e importante como o de liberdade de expressão só tem uma única explicação: ignorância. Nada mais. E há tantos ignorantes por aí.

A liberdade tem de ser, obrigatoriamente, acompanhada pelo respeito. Respeito pelos outros e por nós próprios. Só depois de se entender plenamente o que é o respeito é que se poderá perceber o que é a liberdade de expressão. São dois conceitos inseparáveis e com os quais temos e devemos viver. Já chega de dar tempo de antena a quem não os entende e principalmente não quer entender.

2 comentários :