segunda-feira, 27 de junho de 2016

À magia do futebol

Vivemos numa altura em que é ingénuo (e uma demonstração clara de arrogância) dividir os campeonatos e as competições em equipas difíceis ou fáceis, subestimar certas equipas que aparentemente não são favoritas. As equipas que anteriormente eram consideradas fracas e acessíveis já não querem ser o bombo da festa. Fartaram-se! Agora preparam-se, trabalham muito, entram em campo com atitude, unidas, organizadas e com uma ideia clara de jogo. Entram a olhar o adversário nos olhos, sem medos. Não interessa quem é, sabem que estão onze de cada lado e tudo é possível. São vitórias merecidas e alcançadas pela superioridade e pela qualidade dentro das quatro linhas.
Nos últimos tempos os amantes de futebol têm sido presenteados com estas surpresas. O futebol, todos sabemos, proporcionou-nos histórias incríveis ao longo dos anos e continua a fazê-lo. É parte da magia. Histórias de superação, de recompensa pelo trabalho árduo.
Hoje foi mais uma dessas histórias. A Islândia eliminou a Inglaterra e, na sua primeira presença no Europeu, fazem história. Um país com cerca de 330 000 habitantes está a fazer frente a todas as selecções que encontra pelo caminho. Um percurso bonito e que ainda não acabou!
No final festejaram todos juntos, num momento de grande cumplicidade entre os jogadores, equipa técnica, staff e os adeptos. Uns no relvado, outros na bancada. Todos com as mãos no ar e a gritar em uníssono. Arrepiante! Não sei até onde vão chegar. Sei que hoje estou agradecida pelos bons momentos que me proporcionaram. Foi bonito, tão bonito!
Parabéns Islândia. Acho que todos vemos futebol também porque esperamos assistir a momentos destes: em que se escreve história e que nos fazem acreditar que tudo é possível. Se fosse sempre tudo conforme as previsões e os favoritismos não éramos tão apaixonados por esta modalidade. Por isso obrigada!

2 comentários :

  1. Nestas fases dos Europeus não há faceis. Há é aquelas que têm jogo coletivo e as que não têm. A Inglaterra nunca teve e bastou apanhar uma equipa com um forte jogo coletivo, para perceber isso.

    Dito isto, não acredito que a Islândia passe a França. Para além da diferença de valores individuais ser muito grande, a França tem um bom jogo coletivo também. Estão muito fortes, pelo menos na fase de grupos mostraram isso.

    Voltando à Inglaterra, será que é desta que vão fazer o que a Alemanha fez quando se aperceberam, em 2000, que estavam a jogar um futebol retrogrado? É que os resultados da Alemanha estão à vista. Será que a malta da Inglaterra tem a clareza de espírito para perceber, ou será que estão demasiado virados para o seu próprio umbigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não se trata apenas de fases de "mata mata" de grandes competições. Felizmente o mesmo já começa a acontecer inclusive na Liga Portuguesa. Já vemos os supostos grandes com muitas dificuldades em ganhar a muitas equipas, seja em casa ou fora. E acredito que muitas equipas são capazes de fazer muito mais, caso não houvesse de vez em quando umas ajudinhas misteriosas. Há mais competição, o que é excelente!

      Vai ser difícil e também tenho as minhas reservas mas ainda assim acho que o podem fazer. Como disseste nesta fase já não há fáceis e cada jogo é um jogo. Tudo é possível. De qualquer forma, passem ou não, já fizeram um grande Europeu e podem estar satisfeitos com a sua participação.

      Uma boa pergunta. Espero que consigam corrigir os seus próprios erros porque só trará mais competitividade para as próximas competições. Se vão ser capazes para o fazer... não sei.

      Eliminar