segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O derby

No rescaldo do derby há sempre algumas notas a tomar, como há em todos os jogos. Só que o derby tem contornos especiais. Principalmente este que, apesar de não ser o mais mediático, é sem dúvida o mais emocionante e tem cada vez mais qualidade. Acho que todos ganhamos com isso, desde os adeptos de futebol no geral à Liga Portuguesa. Passemos, portanto, ao que interessa:
  • As estatísticas informam que no total dos 133 confrontos (para todas as competições) o Vitória e o Braga têm 52 vitórias cada um e empataram 29 vezes. Nos últimos anos o Braga tem levado a melhor, principalmente porque tem, de momento, uma estrutura capaz e uma estabilidade financeira que o Vitória não tem, fruto de uma má gestão que debilitou o clube e obrigou a fazer esforços para se manter à tona.
  • Ainda não ganhamos na Pedreira, e infelizmente não foi ontem que o fizemos. Um empate não é o pior resultado, principalmente depois de estar a perder por 2-0, mas não é o mais satisfatório. Estou, contudo, satisfeita pela minha equipa ter sido superior numa casa tipicamente difícil.
  • Gostei da garra da equipa, apesar de terem entrado muito mal no jogo e da apatia depois de André Pinto ser expulso por duplo amarelo. Para além de tudo o resto, é preciso muita garra para empatar o jogo depois de sofrer dois golos, e voltar a empatar depois de voltar a sofrer.
  • Dentro das quatro linhas empatamos, nas bancadas goleamos. Apesar do Braga ter crescido nos últimos anos, ainda tem um público fraco, apático e nem num derby têm uma assistência decente. Nesse aspecto a nossa supremacia é inquestionável e arrebatadora. Uma assistência miserável de apenas 13 241 espectadores, com 1 500 adeptos vitorianos. Não sei qual é a desculpa deles, nem estou interessada. Não os ouvi nem quando estavam em vantagem. Mais do mesmo!
  • Já fui ver o Vitória fora muitas vezes, mas ainda me surpreendo com muitas coisas. Ontem, quando a 2ª parte estava quase a começar, o Braga pôs a letra da música que os adeptos (supostamente) sabem no ecrã, para estes a cantarem. Ao início não percebi bem porquê.. Depois percebi. A maioria deles só vão a 3 jogos por época (e quando vão), por isso é difícil saberem as letras das músicas de cor. É compreensível então pôr a letra no ecrã. A alternativa era distribuir folhas pelo pessoal, mas temos de salvar as árvores.

4 comentários :

  1. Excelente texto.
    De lamentar apenas que nos ultimos anos o Braga tenha recuperado do atraso que tinha em termos de triunfos e de posições classificativas. Há que reconhecer que estes ultimos dez anos foram maus para o Vitória mas os problemas financeiros estão longe de serem causa única do terreno perdido. Há carências graves de gestão desportiva que também contribuem para isso. Basta atentar que ontem em 18 jogadores do Vitória pelo menos 7 eram emprestados.E esse é um erro que se paga caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto de lamentar. Hoje fui ver as estatísticas por pura curiosidade, porque estava quase certa de que o Vitória tinha mais vitórias. Foram anos maus, mas acho que já está mais do que na altura de pôr a "desculpa" dos problemas financeiros de lado e começar a trabalhar no sentido de criar uma boa estrutura para o clube e que seja capaz de nos pôr a lutar por um lugar bem melhor do que os lugares para que andamos a lutar (por vezes com dificuldade a mais) nos últimos anos!

      Eliminar
  2. Se os valores dos acordos com a meo que foram noticiados forem verdadeiros os constrangimentos financeiros deixaram de existir. E por isso não se compreende que em Janeiro os reforços não reforçem ...nada e muito menos ainda que a partir da próxima época não se aposte seriamente no futebol. Com jogadores nossos, sem empréstimos e lutando claramente pelo quarto lugar que é o nosso lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os valores reais forem os que se especula, é um bom acordo! Essa aposta no futebol tem de ser feita e deve apostar-se na equipa A e também na B, que não está numa fase muito positiva.
      O Vitória deve sempre lutar, pelo menos, pelo quarto lugar. Do quarto para baixo sabe sempre a pouco.

      Eliminar