sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

No futuro

Quando pensamos em destinos para viajar num futuro próximo não pensamos propriamente em Júpiter ou a Europa (não a "nossa" Europa, a Europa que é uma das luas de Júpiter). Ok, eu penso! Imagino sinceramente que um dia as viagens comerciais ao espaço serão uma realidade. Têm havido evoluções nesse sentido, como os reusable rockets e a competição (que não é bem uma competição porque têm objectivos diferentes) entre a Blue Origin e a Space X. Não sei se vou estar por cá para ver isso, ou se um dia vou ter essa possibilidade. Provavelmente não, mas eu gosto de acreditar que sim. Afinal, nada é impossível certo?
A NASA ainda me faz sonhar mais um bocadinho e lançou uns quantos cartazes a "vender" estes destinos. Como se os vídeos e imagens que os astronautas publicassem não fossem já suficientes para me fazer roer de inveja.
Viajar na "nossa" Europa provavelmente ficará mais barato. É só um palpite, mas calculo que esteja certo. Esta Europa é uma das muitas luas de Júpiter. Tem o tamanho de um planeta, uma superfície brilhante de gelo e alguns cientistas acreditam que possa haver vida como a que existe nas profundezas dos nossos mares. É o astro, assim como Marte, com melhores condições ambientais extraterrestres para albergar vida.
Já todos vimos fotos dos espectáculos das auroras aqui da terra. Aquelas luzes brilhantes e que nos encantam em poucos segundos. As auroras de Júpiter são centenas de vezes mais poderosas. É difícil imaginar, mas deve ser provavelmente um espectáculo memorável.
Um tour por Júpiter, Saturno, Uranus e Neptuno. A cada 175 anos a Voyager aproveita o alinhamento dos planetas e usa a gravidade de cada planeta para chegar ao próximo. Soa bem, não acham?
A NASA tem bastante missões a explorar Marte. É compreensível, afinal é lá que pode já ter havido vida e é lá que se especula que possa haver. Um dia iremos olhar para trás e reconhecer estes locais como "Locais Históricos". Haverá até várias viagens disponíveis, umas mais direccionadas, por exemplo, para as artes e cultura e outras para arquitectura e agricultura.
Podem ver mais aqui. Não faz mal sonhar, não é? Por enquanto ficamos por aqui, na nossa casa e tentamos cuidar dela da melhor forma que pudermos porque o espaço é enorme, mas para já "só" temos esta pequenina e maravilhosa esfera composta de água e terra!

Sem comentários :

Enviar um comentário