segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sétima Arte | The Equalizer

Este é o filme que tem tudo para dá certo, mas só dá mais ou menos certo. E porque é que tem tudo para dar certo? Porque junta a dupla do magistral filme de 2001 Training Day: Denzel Washington (valeu-lhe o Óscar de Melhor Actor) e Antoine Fuqua.
O filme dá-nos a conhecer Robert McCall (Denzel Washington), um homem  que tenta deixar o passado para trás, vivendo uma vida recatada e meticulosa (a forma como ele organiza sempre todos os objectos à sua volta leva a crer que sofre de algum transtorno). Robert tem conversas de circunstância com Teri (Chloë Grace Moretz), uma prostituta ao serviço da máfia russa (sim, os russos são os vilões, uma coisa nunca antes vista em filmes norte-americanos!). Depois de Teri ser brutalmente espancada pelo seu patrão, Robert sente-se na obrigação de a ajudar a sair daquele mundo e volta ao seu antigo eu, tornando-se num justiceiro que vai assassinando os maus da fita a sangue frio.
Apesar do filme ter exactamente duas horas e onze minutos, o tempo passa rápido. Não sendo propriamente uma crítica, a maioria das falas parece que foram retiradas de um livro de auto-ajuda. Robert é capaz de ser dos personagens mais badass que já vi e que mantém sempre o rosto mais calmo do mundo mesmo quando está em situações em que o mais comum dos mortais tinha vinte ataques de pânico consecutivos (e não é um ponto negativo, acho até que faz com que as cenas de acção sejam mais intensas). Denzel Washington está bem mas esta não é, de todo, a sua melhor prestação. Apesar de não ser um filme brutal, é um filme que dá para entreter sem margem para dúvidas e que tem alguns pontos bastante curiosos; gosto muito da fotografia e do facto de ser um filme que se passa quase sempre à noite. Vou, certamente, ver o The Equalizer II.
P.S.: A cena de acção no final do filme, que se passa no local de trabalho de Robert, é das melhores cenas de acção que eu já vi. A sério!



Sem comentários :

Enviar um comentário