sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A Malala!

Acho que nunca vos tinha falado da Malala. O ano passado surgiu-me a oportunidade de, no dia dos Direitos Humanos, fazer uma espécie de palestra sobre os Direitos Humanos ao lado de uma colega. Foi uma apresentação muito especial para mim porque fez-me ultrapassar (ainda que só parcialmente) um dos meus maiores medos: falar em público. Continuando, foi-nos pedido que escolhêssemos alguém com impacto e que defenda os direitos humanos. Escolhemos a Malala.
A Malala é uma menina de apenas 17 anos, nasceu no Paquistão e luta para que todas as crianças (principalmente as meninas) possam ir para a escola. Foi baleada pelos talibãs mas sobreviveu e continua a lutar pelos seus ideais.
Deu-me muito gosto fazer a apresentação que fiz porque tive a oportunidade de fazer uma pesquisa grande sobre a Malala e conhecer um bocadinho dela. É uma sobrevivente, uma lutadora. Não desiste e não vai desistir até conseguir aquilo que quer.
É eloquente a falar das suas crenças e representa, para mim, perseverança e persistência. É uma pessoa maravilhosa. Gostava muito de ter a coragem e o espírito dela. É o futuro de todos nós!
E porque é que eu estou a falar da Malala hoje? Para quem anda mais desatento, a Malala venceu o Prémio Nobel da Paz (tornando-a na mais nova vencedora de um prémio Nobel), assim como o indiano Kaliash Satyarthi, que luta para acabar com o trabalho infantil.
O meu destaque vai irremediavelmente para a Malala pelas questões óbvias. É uma menina muito especial e eu nutro uma grande admiração por ela. Tão pequenina e já tão grande!
Estamos contigo, Malala! Parabéns!

2 comentários :

  1. Um Prémio Nobel muito bem entregue e inteiramente merecido.
    Malala é uma personalidade extraordinária e o seu exemplo de vida, com apenas 17 anos, é muito mais eloquente e importante que milhares de discursos politicos inconsequentes.
    Nem sempre o comité Nobel é feliz nas suas escolhas.
    Desta vez acertou em cheio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo. É de louvar que alguém com apenas 17 anos tenha já um impacto tão grande. E é um orgulho ouvir os discursos dela, nota-se que são genuínos e é visível, em tudo o que faz, que é apaixonada pela sua causa. Já conseguiu alcançar imenso, mas acho que conseguirá alcançar muito mais! É um exemplo.

      Eliminar