sábado, 25 de outubro de 2014

O meu projecto favorito do momento

Esta semana não publiquei quase nada aqui no blogue. A minha ausência é em grande parte devido a um trabalho que me deu um trabalhão. Eu tenho a mania de tentar aproximar, ao máximo, as coisas que faço da perfeição. E não gosto de monotonia. Gosto de coisas diferentes, dinâmicas e espectacularmente bonitas e com qualidade. São coisas que exijo de mim própria. E tenho a noção de que tenho, com o tempo, sido mais criativa e mais dinâmica. Tento dar o máximo de mim, tudo o que tenho. Apesar de ser isso que quero, esse nunca é o resultado final. Quando tenho os meus trabalhos nas mãos sei que não é espectacularmente bonito e que não está maravilhoso. Geralmente, está  bom. E estou a tentar melhorar isso, tentar inspirar-me.
O trabalho que me deu um trabalhão era sobre o cérebro. E inicialmente tinha na capa uma imagem normal do cérebro. Era uma capa sóbria e normal. Não conseguia parar de pensar nisso. Apetecia-me fazer qualquer coisa diferente, que não caísse no normal. Não fiz nada de inovador, nem nada que vai mudar o mundo. Apenas adaptei a capa de um álbum de uma banda de que gosto muito para que tivesse a informação necessária para ser a capa do trabalho. Mas gostei muito do resultado final e achei que ficou muito diferente.
Isto tudo serve só para dizer que eu sou um bocadinho paranóica relativamente à perfeição e que odeio o aborrecido. E também para vos dizer que gosto de coisas originais. E achei, desde que a vi, extremamente original, bonita e apelativa. A capa de que vos falo é a capa do álbum de 2012 The 2nd Law de uma banda inglesa que gosto muito: os Muse.

O que podemos ver na imagem são ligações neuronais multicolores. A capa do meu trabalho ficou assim: completamente preta, à excepção do título do trabalho e de outras (poucas) informações.
Esta imagem é parte do The Human Connectome Project, projecto iniciado em Julho de 2009 pela National Institutes of Health, com a cooperação de quatro universidades e um hospital. Podem encontrar mais imagens e informações aqui e aqui.
Estas imagens são construídas através das imagens da ressonância magnética e é uma junção de áreas como a psicologia, a matemática, a ciência computacional e a imagiologia cerebral.
O objectivo do projecto é o de mapear o cérebro e as ligações neuronais para que se possa obter uma maior clareza relativamente às conexões anatómicas e funcionais do cérebro assim como produzir uma base de dados que possa facilitar as investigações das doenças ligadas ao cérebro como o alzheimer, autismo ou esquizofrenia. Mas não é só, esperam também poder oferecer um diagnóstico mais pessoal e personalizado de doenças mentais como as que apontei anteriormente, fazendo a detecção de anomalias mais precisa para que a terapia ou a medicação sejam mais adequados e, consequentemente, mais eficazes.
No futuro, os investigadores esperam poder utilizar também esta base de dados para explorar a relação entre as conexões cerebrais de uma pessoa com as suas capacidades mentais como a memória ou o auto-controlo.
Eu, como amadora, estou completamente apaixonada pelo projecto. Acho-o visualmente apelativo mas também acho que tem uma utilidade enorme. Este trabalho deixou-me, sem dúvida, com aquele bichinho de ir saber tudo sobre o cérebro porque é uma área tão fascinante quanto complexa e importante.
Vou deixar-vos com mais imagens deste projecto visualmente fascinante e que, infelizmente, não pude utilizar na apresentação do meu trabalho porque só as encontrei hoje. Quando for grande, quero fazer parte de um projecto assim maravilhoso!
A vermelho/cor-de-rosa está representado parte do corpo caloso (que une o hemisfério direito ao hemisfério esquerdo)
Os dois hemisférios do cérebro
O hemisfério esquerdo do cérebro
Acho que é por vivermos em tempos como estes que eu fico extremamente feliz quando conheço projectos que podem trazer alguma coisa positiva e nova ao mundo e pessoas empenhadas em mudar as coisas, em fazê-las avançar. Sou da opinião de que os governos deviam utilizar o dinheiro que gastam em guerras e coisas do género para investigações médicas e coisas que possam vir a beneficiar a população mundial.

Sem comentários :

Enviar um comentário