Foto: O Lado V |
Ser equipa não é só juntar uns quantos jogadores e treiná-los. Exige muito mais trabalho e esforço do que isso. Uma equipa de verdade tem de ser coesa e entrosada, dentro e fora de campo. Para que seja eficaz, a coesão e o entrosamento tem de se estender a toda a estrutura - jogadores, equipa técnica, staff e administração porque no fim do dia o trabalho de uns depende, em parte, do trabalho dos outros. Todos os que estão a bordo têm de estar cientes dos objectivos que se pretendem alcançar a curto, médio e longo prazo, têm de saber a história do símbolo que representam, têm de entender os detalhes, as particularidades. Nenhum barco afunda por causa da água que o rodeia mas sim pela água que entra dentro dele.
Num caso tão particular e único como é o Vitória não basta haver uma união apenas entre os jogadores, equipa técnica, staff e administração porque o Vitória é muito, muito mais do que qualquer nome passageiro. É preciso que a união seja também com as bancadas, com quem apoia incessantemente, com quem marca presença esteja bom ou mau tempo, com o 12º jogador. Somos parte da equipa, parte da identidade, parte da essência que nos torna únicos. Estamos sempre presentes, prontos para defender o símbolo contra quem o ataque, sempre a trabalhar para e pelo Vitória - vejam-se as opiniões, textos e demonstrações de apoio que continuam com a mesma intensidade até quando o campeonato está parado. Somos a maior força do Vitória, a força propulsora. Por isso, sejam os tempos fáceis ou difíceis, temos de estar a bordo! Todos!
O mais importante de sermos uma equipa e agirmos todos como tal é que as equipas preocupam-se em primeiro lugar com o símbolo que está ao peito, só depois se preocupam com o nome estampado atrás. As críticas construtivas e as discussões são em prol do progresso, o trabalho dos jogadores e equipa técnica deve ser em prol de bons resultados, o trabalho da administração deve ser em prol de defender e manter o Vitória num caminho saudável e vitorioso. Tudo tem de ser feito em prol de um Vitória de sucesso, um Vitória ainda maior, um Vitória desportivamente competitivo e financeiramente estável. O nosso Vitória!
No fim da época que se inicia em breve espero que possamos ser capazes de olhar para trás e conectar todos os pontos. Espero que nos últimos 90 minutos possamos entender que valeu a pena todos os momentos em que nos foi pedida paciência, todos os momentos em que a frustração era tanta e quase deitamos a toalha ao chão. Desta vez tem de valer a pena! Está finalmente na altura de uma época de sucesso, de vitórias, de conquistas. Desta vez temos de honrar o nosso nome e a nossa história!