sexta-feira, 8 de abril de 2016

Falcon 9


Há pouca gente capaz de mudar verdadeiramente o mundo. São génios, um punhado de pessoas que olham para o mundo de uma perspectiva diferente, incapazes de se conformarem, de se deixarem formatar. Elon Musk é um deles. PayPal, Tesla Motors, SpaceX. Três empresas com sucesso e que mudaram e estão a mudar o mundo como o conhecemos e todas elas têm Elon Musk em comum.
Hoje Elon Musk os génios da SpaceX conseguiram aterrar um foguetão numa plataforma marítima com sucesso. Já tinham conseguido aterrar um foguetão em terra e agora fizeram-no em mar, e eu acredito que seja o início de uma mudança drástica nas viagens espaciais. É assim que se escreve (e se muda a) história!
Há pelo menos duas lições que são importantes retirar do acontecimento que testemunhámos há umas horas. A primeira é que, por muito que pareça que já tudo foi inventado e feito e é impossível mudar o mundo, Elon Musk continua a provar-nos que há sempre coisas novas e incríveis para serem feitas. A segunda é que não há uma fórmula para o sucesso, mas há um "caminho". Esse caminho é o de persistir e nunca desistir. Parece um cliché e uma frase feita mas é a única forma de alcançar o sucesso. Não foi a primeira tentativa da SpaceX fazer o foguetão aterrar numa plataforma marítima, foi a quinta tentativa (e já muitos viam a SpaceX como uma piada e diziam com a maior certeza do mundo que nunca iriam conseguir fazer o que acabaram de fazer). Sabiam que podiam voltar a falhar hoje, voltar a falhar em frente a todo o mundo, e provavelmente iam tentar de novo. Felizmente tiveram sucesso mas o sucesso conquista-se, não se compra nem é um dom com que meia dúzia de iluminados nascem.
Hoje fez-se história, história de verdade e que, acredito eu, vai mudar drasticamente o mundo em que vivemos. Obrigada SpaceX! Obrigada Elon Musk!

Sem comentários :

Enviar um comentário