domingo, 22 de maio de 2016

A minha estante | Putin e o Despertar da Rússia

Sempre tive curiosidade sobre quem Vladimir Putin realmente é. Lembro-me de já há muito questionar quem seria este homem e mais importante ainda como seria. A larga maioria dos filmes que vejo são americanos e portanto a visão americana da Rússia não me é estranha. O "confronto" Rússia/EUA continua a ser muito abordado pelo cinema americano e na maioria das vezes em jeito de propaganda: os russos são o diabo encarnado e os americanos estão sempre prontos a salvar o dia.
O que me agradou mais neste livro de Michael Stuermer, um historiador alemão, foi a imparcialidade com que analisa Putin e a história da Rússia. Não tenta fazer de ninguém santo, nem o contrário. Limita-se aos factos. No entanto não era o livro que esperava: queria ler especificamente sobre este homem que me intriga e não tanto sobre a história da Rússia. O que conhecemos de Putin é basicamente o que este transmite na sessões de Q&A com académicos e jornalistas ocidentais - sessões denominadas "Valdai Club". Apesar de ser interessante o relato que Stuermer faz dessas reuniões, Putin parece ser o homem que eu achava que era: um líder com uma forte presença e com ideias extremamente firmes que são o resultado do amor à Rússia e à sua própria nacionalidade e não o agente impiedoso do KGB que por vezes possamos imaginar (até porque o trabalho que aparentemente fazia enquanto agente do KGB era completamente diferente do trabalho dos agentes de serviços secretos nos filmes).
Outro problema mas que é natural num mundo tão dinâmico como o nosso é que já está datado - tem quase 10 anos, foi lançado em 2008 e desde aí já muita água correu e o mundo já é um sítio muito diferente. Apesar disso vale a pena ler por algumas das cenas dos bastidores a que dificilmente teríamos acesso com tanta imparcialidade. No entanto fico a aguardar uma verdadeira biografia sobre Putin, o homem - se alguma vez houver uma. Se houver e desse lado souberem de alguma avisem-me porque este homem continua a ser, para mim, um verdadeiro enigma!

Sem comentários :

Enviar um comentário