segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os melhores do mundo

Daqui a menos de meia hora inicia-se a cerimónia para a entrega da Bola de Ouro em que a FIFA volta a distinguir quem é o melhor jogador do mundo. Os nomeados são os mesmos do costume, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, e o miúdo Neymar.
Na internet, a maioria das pessoas discute o mesmo de sempre: de um lado estão aqueles que defendem com unhas e dentes que Ronaldo é o melhor do mundo e do outro lado estão aqueles que defendem que Lionel Messi é que é o melhor do mundo.
Ambos os lados têm argumentos válidos e ambos os lados estão correctos: Ronaldo é o melhor do mundo, mas Messi também é o melhor do mundo. São jogadores diferentes e é injusto engrandecer um para diminuir outro. São os dois estratosféricos e é hora de celebrarmos o facto de podermos apreciar o futebol de ambos em vez de continuar a discutir qual é o sexo dos anjos.
Ronaldo tem (e sempre teve) números impressionantes, desenhou-se a si próprio e construiu-se. Jogou no campeonato português, inglês e espanhol e em todos os campeonatos brilhou e mostrou-nos a todos porque é que gostamos de futebol. Messi é natural quando tem a bola e faz magia, também nos mostra porque é que gostamos de futebol. Já ganhou muito com o Barcelona e estou certa de que continuará a ganhar.
Pessoalmente admiro mais um do que outro. Quem me acompanha por aqui ou quem lida comigo sabe que admiro profundamente Ronaldo e a sua luta, a sua vontade de vencer e a forma como superou as adversidades. Não só por ser português, apesar de isso me dar um orgulho extra, afinal é nacional, é nosso. Não só por isso mas também porque nunca teve facilidades, bem pelo contrário e continua num clube que não lhe é nada favorável e que, no meu entender, não o apoia como devia.
Este ano acho que o vencedor será Messi e que consolidará assim o seu estatuto com a quinta bola de ouro na carreira. Ronaldo tem três. Se Messi levar o troféu para casa é justo, apesar de não achar que a diferença de bolas de ouro entre Messi e Ronaldo reflecte a diferença de desempenho nas últimas épocas. Neymar é o outsider, que já demonstrou ter qualidade e talento para se tornar no melhor do mundo.
Este ano, Ronaldo tem a favor os 57 golos marcados em 57 jogos contra 52 golos de Messi em 61 jogos e 45 de Neymar em 62; Neymar e Messi têm a favor os títulos colectivos porque somam 5 e Ronaldo... nenhum.
Será também premiado o melhor treinador. Os nomeados são: Pep Guardiola (Bayern de Munique), Luís Enrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (Chile).
Mas nem só de homens se faz a bola de ouro! Na categoria feminina o prémio de Melhor Jogadora do Mundo será disputado entre Carli Lloyd, Aya Muyama e Celia Sasic.

Sem comentários :

Enviar um comentário