segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O primo do Óscar


As diferenças entre os Oscars e os Globos de Ouro são muitas apesar de poder parecer que é só uma desculpa para haver uma festança dos ricos e famosos. Não é. Os Globos de Ouros são prémios atribuídos pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood e é considerado o prémio mais importante da crítica (os Oscars e os Emmys são atribuídos por profissionais do cinema). No entanto, dizem que os Globos de Ouro é o primo bêbado do Óscar. Talvez seja, o Ricky Gervais conduziu a cerimónia com um copo de cerveja a acompanhar e não se coibiu de fazer piadas controversas que estão a ser apelidadas de "tasteless" na imprensa norte-americana. Não deixou ninguém de fora e foram desde Caitlyn Jenner a Ben Affleck, passando por Bill Cosby e Mel Gibson. Em cima do palco os actores também não estiveram tímidos nas palavras e não foram poucos os que foram censurados. Deixando isso para trás até porque eu não vi a cerimónia, apenas vi alguns highlights, vamos ao que interessa: os vencedores!
Ainda não vi a maioria dos filmes nomeados (em Fevereiro começa a maratona para ver todos os nomeados aos Oscars) mas tenho algumas observações:

  • O grande vencedor da noite foi The Revenant que levou para casa três troféus importantes - Melhor Filme (drama), Melhor Realizador (Alejandro Iñárritu) e Melhor Actor (Leonardo DiCaprio). Este foi um dos filmes que ainda não vi mas que estou muito curiosa para ver e é, sem dúvida, aquele de que espero mais.
  • No ponto anterior já referi que Leonardo DiCaprio venceu na categoria de Melhor Actor. Sendo que não posso tecer nenhum comentário sobre o seu desempenho, tenho de dizer que fiquei feliz por ter vencido porque foi um papel que lhe exigiu muito (como por exemplo, dormir em carcaças de animais ou quase entrar em hipotermia) e acredito que tenha sido merecido porque no momento em que o seu nome foi anunciado recebeu uma ovação de pé!
  • The Martian arrecadou dois prémios: Melhor Filme (Comédia ou Musical) e Melhor Actor em Comédia ou Musical (Matt Damon). Um filme com qualidade, que nos prende até ao último minuto e que é genuinamente engraçado; Matt Damon tem um desempenho carismático e enche o ecrã. Em breve farei o comentário ao filme aqui no blogue.
  • O prémio de Melhor Actor Secundário foi para Sylvester Stallone em Creed. Parece-me merecido. O filme é excelente e Stallone faz-nos esquecer que tem... 69 anos. Aparece revigorado, brilha pela sua excelência e pela cumplicidade com Michael B. Jordan.
  • Da televisão, foi Mr. Robot o grande vencedor: arrecadou o prémio de Melhor Série Drama e Melhor Actor Secundário (Christian Slater). Sobre isto não há muito mais a dizer para além de que foi merecido. Considero esta como a melhor série de 2015 sem dúvida nenhuma. Se não viram ainda, vejam!
  • Last but not least, o grande e enorme Denzel Washington recebeu o prémio Cecil B. DeMille em homenagem à sua carreira! Well done Hollywood Foreign Press Association!
  • Ah e não sei de quem foi a ideia de juntar Brad Pitt e Ryan Gosling no mesmo palco mas belíssima ideia essa,
  • Agora mesmo para acabar e porque houve toda uma red carpet antes da cerimónia tenho de dizer que a Jennifer Lopez aos 46 anos me deixa cheia de inveja!
Agora que já teci as minhas críticas quero saber quais são as vossas opiniões sobre os Globos de Ouro e as previsões sobre quem leva um Óscar para casa!

Sem comentários :

Enviar um comentário