quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Heróis!

Foto: A Comarca de Arganil
Anteontem, antes de me deitar, espreitei pela janela da cozinha da minha casa. Queria ver se o incêndio, que havia começado algures na madrugada ou manhã desse dia, tinha acalmado. Os incêndios mexem comigo, deixam-me ansiosa e nervosa desde que me lembro. Não tinha acalmado. Bem pelo contrário. As chamas pareciam estar ainda com mais força e pareciam ter vida e vontade própria. Fui deitar-me com o coração nas mãos e um sentimento de impotência brutal. Estava triste pelo ambiente e pelos danos causados ao nosso planeta mas mais do que isso estava preocupada com todos os bombeiros que estavam lá (estão sempre!) a lutar contra um adversário imprevisível e sem misericórdia. Adormeci com esse sentimento. Na manhã seguinte levantei-me de imediato e fui espreitar pela mesma janela para o sítio onde, umas horas antes, as chamas pareciam implacáveis. Desta vez já não havia chamas nem nenhum indício delas para além de um sítio, anteriormente verde, que agora estava pintado em tons de preto, cinzento e castanho. Naquele momento só senti gratidão. Gratidão e um apreço enorme pelos Bombeiros Voluntários, por todos em todo o mundo. Percebi que muitos deles tinham estado ali praticamente vinte e quatro horas, com as chamas incrivelmente perto a ameaçar-lhes a vida a cada investida e com o fumo a poluir-lhes os pulmões. Tinham estado ali todo o dia e toda a noite. Sem fechar os olhos porque não podem correr tal risco, sem descansar porque cada minuto é precioso. São heróis. Não daqueles de banda desenhada com super poderes e uma capa. Estes são reais, de carne e osso! Vestem um casaco vermelho e os super poderes que têm são a coragem, a vontade e, acredito eu, um amor ímpar à humanidade. Dão tudo de si. O corpo, a saúde, o tempo. Por vezes até a vida. Em nome dos outros. Nunca sabem se voltam, mas vão sempre. Sempre! Ser Bombeiro Voluntário é das coisas mais nobres que um ser humano pode fazer. Esta é uma das formas que tenho de agradecer a todos os que, em todo o país e no resto do mundo, lutam para um mundo melhor. Nunca nenhuma doação, contribuição ou condecoração será suficiente para honrar o serviço indispensável e de extrema importância que prestam ao mundo. 
Se há algum Bombeiro a ler as minhas insignificantes palavras, o meu eterno agradecimento! Obrigada, heróis! Obrigada, obrigada, obrigada!

Sem comentários :

Enviar um comentário