segunda-feira, 14 de julho de 2014

Somos muito pequeninos. Ou talvez não.


Costumam (e nós também temos esse hábito) dizer que nós, aqui neste cantinho plantado à beira-mar, somos muito pequeninos. Por um lado somos. Por outro lado somos enormes. Eu vou explicar melhor a minha ideia.
O melhor jogador de futebol do mundo, Cristiano Ronaldo, é português. O melhor treinador do mundo, José Mourinho, é português. Eusébio e Figo, futebolistas mundialmente aclamados, são (adivinhem!) portugueses. E nós temos o hábito de nos gabar disso. E ai de quem nos fale mal deles (se forem estrangeiros claro, porque o portuguesinho para criticá-los também não precisa de muito). E eu sou uma fanática de futebol confessa, adoro futebol, adoro ver um bom jogo de futebol e vou ao estádio com muita frequência. Mas também gosto de acompanhar outras modalidades.
Hoje o melhor tenista português de sempre ascendeu ao 35º lugar do ranking ATP depois de ter chegado à final do ATP250 de Bastad, na Suécia. O João foi o único tenista português a vencer um torneio ATP (Kuala Lumpur). Ainda assim tem poucos (ou nenhum) apoio, têm pouca atenção por parte da imprensa, tem pouco reconhecimento. Ainda assim, eleva, com imensa mestria, o nome de Portugal.
Ontem, por sua vez, Tiago Machado, conseguiu posicionar-se no 3º lugar da classificação da Volta à França em Ciclismo. O que é, também, uma óptima notícia. Hoje, infelizmente, as coisas não estão a correr tão bem para o Tiago, depois de uma queda foi noticiada a sua desistência da prova sendo que isso foi um erro jornalístico e corrigido mais tarde e temos, por isso, Tiago Machado em prova outra vez apesar de ser complicado recuperar o tempo perdido, mas eu acredito! Rui Costa está, também, muito bem na Volta à França, em especial na etapa de hoje.
Receber estas notícias deixa-me com o coração cheio de orgulho. É bom (maravilhoso!) saber que há atletas portugueses por esse mundo fora cheios de valor e de talento. Sei que vão ter o reconhecimento merecido, mais tarde ou mais cedo. Os campeões têm sempre!
Só me resta dar os parabéns a estes dois grandes atletas, mas também a todos aqueles que levam o nome de Portugal além-fronteiras. Sei que só referi desportistas, mas há, em muitas e nas mais diversas áreas, nomes sonantes portugueses. Todos merecem reconhecimento, todos são enormes. Um enorme obrigada, vocês fazem-nos ser enormes. E eu acredito em vocês, com tudo!
E como disse, somos também muito pequeninos. Somos pequeninos porque não proporcionamos, muitas vezes, a estes atletas a oportunidade de crescerem mais, de se expandirem. Não lhes proporcionamos apoios. As viagens, equipamentos, etc. de muitas atletas são, muitas das vezes, pagos pelos próprios sendo que não recebem qualquer tipo de apoio do Estado (gastar dinheiro em submarinos avariados foi sempre muito mais espectacular). Isto revolta-me porque sei que há muitos atletas que desistem porque não têm possibilidade financeira para continuar. E isso é digno de gente pequenina.

Sem comentários :

Enviar um comentário