quarta-feira, 30 de julho de 2014

Istambul, Turquia

A vista da Torre Gálata
Ainda não tinha tido oportunidade de falar aqui no blog da minha viagem a Istambul, na Turquia. Tive oportunidade de lá ir ao abrigo de um programa escolar em Março do corrente ano e teria muito prazer em lá voltar, não só para conhecer melhor a cidade mas também para conhecer o resto da Turquia, em especial o Sul que me parece absolutamente encantador.
Esta é a única cidade do mundo que está dividida entre dois continentes: o europeu e o asiático. É uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no ano 657 a.C.. Ao longo da sua história foi capital de três impérios: o Romano, o Bizantino e o Otomano. Não há como negar a sua grandiosidade.
Acredito não haver em todo o mundo uma cidade igual: o contraste entre o Ocidente e o Oriente é notório em todos os cantos. O sítio onde vemos lado a lado uma mulher com jeans e uma mulher de burca. Uma cidade de mesquitas imponentes e de pessoas religiosas.
Cheguei a Istambul num fim-de-tarde agradável. Depois de um dia de viagens (saímos do Porto por volta das 6h da manhã, o nosso voo fez escala em Frankfurt) o corpo pedia uma boa noite de descanso. Assim que deixei o aeroporto percebi que descanso não é um palavra que faça parte do dicionário desta cidade. Luzes por toda a parte, pessoas das mais diversas etnias, restaurantes e cafés lotados e um trânsito caótico. Uma cidade sem fim. Uma cidade que não quer descansar. Fiquei hospedada na casa de uma família turca do lado asiático. A casa onde fiquei instalada era em frente ao estádio do Fenerbahce e fiquei extremamente desiludida quando me apercebi que não ia ter oportunidade de assistir a um jogo ao vivo. Apesar do receio que tinha fui extremamente bem recebida e considero-os como minha família também, tive sempre tudo à disposição e foram impecáveis. Estou eternamente agradecida!
Durante os dias que lá estive, tive a oportunidade de visitar a parte asiática e a parte europeia da cidade. E os contrastes são visíveis: o lado europeu é mais histórico, enquanto que o lado asiático é mais novo. Se tivesse de escolher, optava pelo lado europeu.
Gostei da grandiosidade da Mesquita Azul, é um lugar inesquecível, a sua imponência no exterior contrasta em perfeita harmonia com o carácter mais delicado no interior. Infelizmente não consegui visitar a basílica de Santa Sofia mas tem um exterior grandioso! Não vou esquecer a junção de cores e cheiros do Grande Bazar, com produtos tão magníficos que apetece trazer tudo para casa, e que serviria de cenário perfeito para um filme das Arábias. Os comerciantes são de uma enorme simpatia e não se inibem de falar com os clientes, são muito perspicazes e falam em diversas línguas (uma senhora onde comprei especiarias falou o tempo todo em português e escreveu o nome das especiarias em português também, sem um único erro!) e adoram negociar! A Praça Taksim é verdadeiramente interminável, sempre cheia de gente e com recantos maravilhosos. Na Torre Gálata tive a oportunidade de contemplar, de forma panorâmica, a cidade, observar o quanto Istambul tem de encantador, onde pude ver prédios de luxo ao lado de casas mais modestas.
Istambul é uma cidade de encantos durante 24 horas, todos os dias. Ruas e ruelas, mulheres que cobrem todo o seu corpo ao lado de mulheres com roupas tipicamente ocidentais, tradições milenares que convivem com o moderno do século XXI, uma azáfama constante mas uma paz inigualável, a Ásia e a Europa. O diferente. Istambul é sem dúvida uma cidade diferente e maravilhosa, de onde guardo memórias que nunca vou esquecer e pessoas por quem nutro um grande carinho. Uma cidade que vale a pena!





Tive a oportunidade de visitar esta exposição no ARTER. Infelizmente as fotografias do interior da exposição não têm uma grande qualidade pois não é permitido usar o flash da máquina. Podem saber e ver mais da exposição aqui.
























Todas as fotografias são da minha autoria. Foram tiradas em Istambul em Março de 2014. Agradeço que, caso alguém tenha como intenção utilizá-las, me pergunte primeiro e as identifique como sendo minhas. Obrigada!

Sem comentários :

Enviar um comentário