quarta-feira, 24 de junho de 2015

Não, não é o São João


O título deste post é a minha resposta quando alguém me pergunta se o feriado em Guimarães no dia 24 de Junho é por causa do São João. Não, não é o São João. É a comemoração da independência de Portugal, consequência da vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de São Mamede que ocorreu precisamente na minha cidade maravilhosa que é Guimarães. Em Guimarães comemora-se o primeiro dia de Portugal. Em Guimarães comemora-se a nossa história, que não é exclusivamente vimaranense. É nossa, de Guimarães, mas também é do país, é parte integrante e inseparável da cultura portuguesa.
Apesar de não ser exclusivamente vimaranense, só em Guimarães é que é feriado. No Porto e em Braga, entre outras cidades, também é feriado mas por causa do São João. Eu não quero diminuir o São João porque não tenho nada contra ele, só acho que o dia 24 de Junho deve ser declarado feriado nacional. Sempre me fez confusão não ser. No entanto, é feriado nacional no 1 de Dezembro e no 10 de Junho. No primeiro comemora-se a Restauração da Independência, no segundo é dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas é provável que estes feriados não existissem se não fosse pelo 24 de Junho, pois os espanhóis não quereriam tirar-nos a independência em 1640 e Camões era espanhol.
Ao longo dos anos não vi ninguém da cena política vimaranense reivindicar o 24 de Junho como feriado nacional. Não vi, mas gostava de ver. 
Mesmo que não seja feriado nacional, não se esqueçam de que foi aqui, na linda cidade de Guimarães, que nasceu Portugal a 24 de Junho de 1128. E não há orgulho maior do que este!

Sem comentários :

Enviar um comentário