sexta-feira, 12 de junho de 2015

Carta aberta a Rui Vitória

Querido Rui Vitória,
apesar de já se especular a tua saída para o Benfica à uns dias, eu acreditava que tu ias continuar por cá. Gostei de ti desde que vieste para o Vitória, sempre achei que tinhas muita garra, qualidade e classe. Não me enganei. Revelaste-te uma mais-valia! Enquanto cá estiveste passamos por um período conturbado e de contenção financeira. Não tínhamos possibilidades financeiras de ir buscar jogadores já feitos. Por isso a opção era usar a "prata da casa".
Alguns não acreditavam em ti nem neste projecto. Alguns achavam que íamos voltar ao inferno da segunda liga ou que íamos apenas lutar para não chegar lá. Alguns achavam que o Vitória não ia ter qualidade de jogo absolutamente nenhuma. Eu, positiva por natureza, acreditei em ti e acreditei que podíamos ir longe com este projecto. E fomos, conquistámos contigo a primeira e tão almejada Taça de Portugal.
Ainda hoje não encontro palavras capazes de descrever a felicidade que vivi nesse dia e que acredito ser comum a tantos outros vitorianos. Contra todas as expectativas estivemos lá e contra todas as expectativas conquistámos a Taça. Foi um caminho árduo e com muitos obstáculos, mas nós fomos ultrapassando cada um deles.
No entanto, a Taça de Portugal não foi o teu único triunfo. Foi o reconhecimento merecido pelo teu trabalho e pelo trabalho dos nossos incansáveis jogadores e como estava a dizer, ganhaste mais do que a Taça. Ganhaste a nossa admiração e o nosso respeito. Conquistaste-nos e passaste a ser um de nós. Como? Quando estávamos sem esperanças e receosos do que poderia acontecer no futuro mostraste-nos que a situação pode sempre ser revertida. Não vou ser irrealista e dizer que estiveste sempre bem e sem falhas. Tiveste falhas, fizeste experiências que correram pessimamente e houve algumas semanas conturbadas na tua relação com os adeptos. Mas continuando no mesmo registo realista, tenho de dizer que ninguém é perfeito e todos os treinadores erram uma vez por outra.
Iniciaste no Vitória um projecto que me encheu de orgulho. Enquanto todos iam gastar balúrdios em jogadores estrangeiros, experientes e já formados nós íamos buscar o que tínhamos. Abraçamos este projecto mais por obrigação do que por escolha, verdade seja dita. No entanto o projecto só fez sentido e teve sucesso em grande parte porque conseguias ver o melhor dos jogadores e fazer com que eles dessem o melhor de si pela camisola, nem que isso incluísse comer relva. Foste tu que deste asas a este projecto para que se tornasse cada vez mais sólido. Lembras-te de quando muitos já nos faziam o funeral? Foram tantos a escrever-nos a certidão de óbito que eu acabei por lhes perder a conta, mas eles estavam todos enganados (como estão quase sempre) e tu foste uma peça importante para lhes mostrar que estamos aqui, bem vivos e inteiros, com algumas cicatrizes e dificuldades mas que estamos tão ou mais vivos do que os outros porque estas gentes não deixam o Vitória morrer em tempo algum! Mostras-te a todos os que por aí andam de nariz empinado e peito feito que não precisas de descer de nível para lhes responder e ensinar como se faz e como se está. Para além da tua inegável capacidade e qualidade como treinador, sempre gostei de te ouvir, sempre tiveste tanta classe na forma como dizias as coisas que fazias os outros corarem de vergonha (ou então não que há tantos por aí sem vergonha na cara).
Com tudo isto que te estou a dizer não quero que me interpretes mal. O Vitória é muito maior do que tu ou qualquer outro treinador. Desculpa a frieza da declaração mas quem diz a verdade não merece castigo. Eu tenho a certeza que já sabias isso antes de te dizer porque já conheces o símbolo do Rei, já sabes que para nós o importante é o clube e não os jogadores ou o treinador ou quem quer que seja.
Por fim e se não estiveres cansado do que já te disse, deixa-me agradecer-te por teres escrito a ouro muitas páginas da nossa história, agradecer-te por teres feito tanto com tão pouco, agradecer-te por teres trazido tantos e tão bons jogadores que podiam passar despercebidos. Todos nós nos iremos sempre lembrar do Vitória do Vitória e tu serás sempre bem-vindo ao castelo do Rei. Há poucos como tu! Obrigada por teres dado tanto de ti, eu sei que também levas imenso de nós contigo.
"Acabámos por ganhar. Foi tocar no céu. Indiscritível." 

Sem comentários :

Enviar um comentário