Eu sou a favor desta iniciativa. E vamos definir uma coisa: estes banhos de água gelada não são os banhos públicos que consiste em tomar banho em público para ganhar um jantar caso a pessoa desafiada não responda ao desafio em 24 horas. Desses já não sou a favor. Acho, pura e simplesmente, estúpidos e é quase o mesmo que ter colado na testa "olhem para mim, sou super fixe porque sou desinibida/o o suficiente para tomar banho em público". Esta iniciativa dos banhos gelados não é nada disso. O objectivo da iniciativa é angariar fundos para a cura da Esclerose Múltipla Amiotrófica. Então, se é para ajudar pessoas, a mim parece-me uma boa ideia. Se aquela água podia ser aproveitada para outros fins, uma vez que há muita gente a quem a água potável ainda não chegou? Claro que podia! Mas, meus queridos falsos moralistas, aposto que vocês não tomam todos banho em 3 minutos para poupar água. E não vivem só com aquilo que vos é essencial. Têm gastos desnecessários, se calhar vão sair à noite e pagam 5€ por uma bebida e quem diz isto, podia falar de qualquer outra coisa. Por isso não se achem cheios de razão.
E vou explicar-vos porque é que apoio a iniciativa. A visibilidade de que os famosos gozam permite que, ao fazerem estes vídeos (que tal como tudo o que fazem tem um enorme impacto), as pessoas querem ver. E para além de ver o vídeo, vêm qual a razão de fazer o vídeo, fazendo com que a mensagem chegue a um maior número de pessoas com uma maior facilidade. E sem esquecer o donativo. Pessoas como o Ronaldo, o Bill Gates, o Chris Martin e todas estas estrelas gozam de um poder financeiro incrível e podem fazer doações verdadeiramente enormes. O facto de fazerem as doações incentiva outras pessoas anónimas a seguirem os seus passos porque tomam alguns deles como exemplos e por isso, seguem-nos. Os famosos têm essa visibilidade que pode servir para promover uma coisa óptima ou uma coisa má. Se usarem a sua visibilidade para coisas assim, estão a usá-la de forma correcta. Há muitas outras pessoas que dizem que quem faz estes vídeos apenas pretende ser falado e visto e a promoção do eu. Discordo pelas razões que já dei. Mesmo que queiram a promoção de si próprios, que é uma coisa já comum no mundo do entretenimento e em outras áreas, já estão a ajudar com a promoção da doença e com o donativo (ainda assim não me parece que Bill Gates ou Mark Zuckerberg, entre outros, precisem de se promover ou exibir). Se podiam doar o dinheiro sem fazer e publicar o vídeo? Claro que podiam, podiam manter a sua boa acção em segredo, mas isso não tinha tanto impacto como está este desafio a ter e acredito que não iria arrecadar tantas doações.
Por isso sim, sou a favor deste desafio porque tem como objectivo ajudar os outros, promover o bem-estar dos outros e passar uma palavra importante. De entre vários vídeos que já vi (alguns com um resultado final incrível), vi ao bocadinho o vídeo lançado pelos Foo Fighters, que é muito original. Consiste num remake do filme Carrie em que Dave Grohl (o vocalista) está de vestido, coroa e um ramo de flores quando é surpreendido com um balde de água fria (no filme, Carrie é surpreendida por um banho de sangue, bastante mais desagradável). O vídeo mistura as filmagens do pequeno remake com cenas originais do filme. Confiram aqui a inovação deste pequeno vídeo:
Sem comentários :
Enviar um comentário