segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Cancro do Futebol Português

Há coisas que nos dão a volta ao estômago, os atentados ao bom futebol são uma dessas coisas. Há um ponto fundamental para o futebol bonito: a arbitragem. É crucial que um jogo seja bem arbitrado para ser bom. E o jogo de ontem foi mal arbitrado. Habituados a jogar contra 14 com uns tais vermelhos já nós estamos, não é novidade. Mas cansa! Não só cansa o constante roubo, mesmo em nossa casa como também cansa que ninguém pare isto. Poucas posições são tomadas contra, quase que o incitam. É vergonhoso e tira credibilidade ao futebol português.

Mas há ainda mais do jogo de ontem: os tais vermelhos que demonstraram a 26 de Maio que não sabem perder (não vale a pena falar do triste espectáculo Cardozo - Jesus) demonstraram ontem que também não sabem ganhar. Pobres coitados. E selvagens. Houve para todos os gostos: invasão de campo, cadeiras pelo ar, petardos... E depois um treinador tresloucado que não se sabe comportar, que acha que é diferente de qualquer outro cidadão e por isso tem alguma autoridade sobre a própria autoridade. Triste espectáculo, mais um.

Só mais um ponto para terminar porque há assuntos que nos enjoam mesmo: hoje é o triste espectáculo da comunicação social. É o dia de branquear os comportamentos de ontem porque Deus nos livre de ver o Benfas ser crucificado em praça pública, são coisas que não acontecem. Porque os hooligans e selvagens somos nós, não são os tais que invadem o campo ou o treinador que se acha superior ao mais comum dos mortais. Até agora só vi as capas de jornais e uma ou duas notícias online mas nada que me surpreendesse. Não vi nenhuma capa a dar ênfase e destaque ao comportamento dos benfiquistas e de Jorge Jesus. É só mais do mesmo. Caso fosse ao contrário, era notícia de última hora e tínhamos já 10 jogos à porta fechada, treinador suspenso com o máximo de tempo permitido pela lei e uma multa astronómica. Mas não fomos nós. Foram eles e eles têm as costas bem quentes. Mas há uma coisa que não podem ter: orgulho naquilo que são. O que aconteceu ontem foi vergonhoso, até para mim - é triste ter um clube com adeptos daqueles em Portugal. E dizem-se gloriosos? Para serem gloriosos tinham de ter honra e isso é coisa que vos falta.

E agora dois pontos positivos: as palavras de Leonardo Jardim que disse que "é hipócrita os três grandes falarem das arbitragens". Mostrou um carácter admirável.
O segundo ponto positivo e muito importante, que eu não poderia deixar de referir: a "minha" equipa está outra vez de parabéns, obrigada vezes mil por encherem o meu coração de orgulho. É disto que gosto: que vocês se esforcem, façam tudo pela camisola, honrem o Rei.

Sem comentários :

Enviar um comentário