sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Foi a tua noite, capitão!


É, eu sei que há muita gente que não gosta dele. Também sei que há muitos portugueses que não gostam dele e o insultam se for preciso e que são da opinião de que ele tem de levar a equipa às costas em todos os jogos, como se não fossem 11 a jogar, como se fosse só o Ronaldo. Essas mesmas pessoas que chegam até à estupidez de insinuar que ele está-se nas tintas para a selecção e que é demasiado vaidoso (o homem é bonito, que é que ele vai fazer?) são as mesmas pessoas que não lhe sublinham a vitória, o que ele faz pela nossa selecção, pelo nosso país. Esquecem-se disso, o que interessa é quando ele falha.

Não sei bem o que leva as pessoas a criticá-lo. Aliás, saber sei. É inveja. Inveja de que um português chegue onde eles nunca irão chegar, nem em sonhos. Toda a gente conhece a história dele. E a história dele não é fácil, não é a história da Carochinha. Não nasceu rico, nasceu sem nada. E quando era ainda uma criança mudou-se sozinho para Lisboa, para alcançar o seu sonho. E conseguiu! Com mérito, trabalho, dedicação. Não há como o negar.

Hoje a noite foi dele, outra vez. Hoje foi mais uma vez uma fonte de inspiração para mim. Não foi o melhor jogo de sempre ou os melhores golos. Mas há outras coisas que admiro nele e que fazem com que ele seja um ídolo para mim. Este homem tem uma capacidade psicológica admirável. Não vai abaixo mesmo quando não está a 100%, mesmo quando está com dificuldades. E é impressionante a capacidade que ele tem de catalisar o que de negativo está à volta (falo dos assobios e dos gritos por Messi por parte dos irlandeses) para fazer melhor. Ele usa isso para se motivar, para ser melhor, para crescer. E isso é complicado, só mentes fortes o conseguem. E ele consegue fazê-lo, magistralmente. Ele responde com classe. Isso, aliado ao excelente e árduo trabalho e um talento natural faz dele um jogador inigualável, único e sem dúvida, o melhor.

Tenho pena, muita pena que nem toda a gente veja isso. Tenho ainda mais pena que o continuem a achar arrogante, ele já deu provas do contrário, que é uma pessoa humilde. Mas valoriza-se, sabe que é bom, tem confiança em si. E se acham que ser humilde é baixar a cabeça e dizer "ah, eu não sou nada bom" então vocês são uma merda. Perdoem-me a arrogância também!

Tenho um orgulho inabalável em ti, capitão. E serás sempre o melhor para mim, assim como uma fonte de inspiração. Se fossem todos como tu, com certeza o futebol era ainda mais bonito. Obrigada por tudo o que fazes pela nossa selecção e pelo nosso país, obrigada por honrares a nossa camisola!

Parabéns também à nossa selecção e aos nossos jogadores, hoje foi um passo importante. Levem-nos ao mundial e tragam o raio do caneco para casa que já vem atrasado! E ignorem as críticas, as vozes que não sabem o que dizem. Se vocês derem tudo, se vocês derem 200% quando acham que só podem dar 100%, se vocês honrarem a camisola que vestem, eu fico orgulhosa.

Sem comentários :

Enviar um comentário