sábado, 28 de setembro de 2013

O Cancro do Futebol Português - Parte II

O sistema. Outra vez. Pela segunda vez em duas jornadas consecutivas vemos o sistema a trabalhar em beneficio dos "do costume". Mas nem quero falar deste jogo em concreto. Quero falar deste assunto de uma forma um bocado mais geral.
Eu tenho coisas a dizer: eu não vou ao estádio à dois dias, vou ao estádio à anos, pago as minhas quotas todos os meses, pago o meu lugar anual todas as épocas, gasto muito dinheiro em bilhetes para jogos fora, para não contabilizar o preço das viagens. Note-se uma coisa: eu não me estou a queixar. Eu faço-o com muito orgulho porque acredito no Vitória, faço-o porque sei que estou a tornar uma coisa que gosto - o futebol - numa modalidade ainda mais bonita e mais apaixonante. Se não façamos uma pergunta: o que é um jogo de futebol com as bancadas vazias?
Mas ao longo deste tempo vejo o futebol português em decadência e pouca gente ou ninguém interessado em mudar disto. Estão a transformar o futebol num negócio.
Eu, como adepta, sinto-me mal com isto. Eu pago para quê? Pago porquê? Para ver o meu clube ser prejudicado em interesse de outros? Ver um jogo decidido por terceiros? E esses "terceiros" não serem punidos pelos maus profissionais que são?
Erros todos cometem, é humano, não somos perfeitos. Mas é engraçado que a maioria dos erros sejam cometidos de forma a beneficiar os tais "grandes". Basta um treinador falar das arbitragens no jogo anterior e no seguinte já está tudo resolvido e depois não vêm nada, passa tudo ao lado. É triste, dá má imagem ao nosso futebol e pior: as pessoas perdem o interesse em ir ao futebol porque os resultados já estão praticamente decididos.
Eu não tenho mau perder. Eu sei perder e se a equipa adversária ganhar com mérito eu sou a primeira a dar os parabéns e a apontar os erros. E não é porque perdemos hoje que me estou a queixar outra vez das arbitragens. Estou a falar porque cansa, já chega de tentarem tornar o futebol num negócio. Chega de dois pesos e duas medias. Chega da merda da dualidade de critérios.
Está mais do que na hora de tratar todos os clubes de forma igual, todos os treinadores de forma igual, todos os adeptos de forma igual. Chega de branquear os comportamentos de uns e culpar os outros. Está na hora de haver respeito por todas as equipas, está na hora do fair-play. Chega de merdas!
E desculpem-me se não sou politicamente correcta, mas não me parece que haja muito por onde o ser. As situações cansam. Nós lutamos, nós damos o litro em campo, nós somos fortes. Por isso parem de nos fazer remar sempre contra a maré!
Mas como já se diz à muitos anos: o que não nos mata, só nos torna mais forte. O caminho é para a frente Vitória! Continuo a ter muito orgulho quando digo que aconteça o que acontecer sou do Vitória até morrer!

Sem comentários :

Enviar um comentário