quinta-feira, 25 de setembro de 2014

As minhas séries do momento | Bones, Suits, Scandal, The Walking Dead, The Last Ship

Neste momento as séries que estou a acompanhar estão todas paradas. Por isso acho que vale a pena dar-vos a conhecer as que actualmente me mantêm colada ao ecrã e dar-vos a conhecer a minha opinião pessoal sobre as mesmas (deixo-vos também um vídeo sobre cada uma delas caso não se consigam decidir com as minhas palavras; nenhum dos vídeos é da minha autoria).
Como estou a acompanhar 5 séries, duvido que volte a falar-vos disto brevemente porque com as aulas e tudo o que tenho a fazer, vai sobrar pouco tempo para acompanhar as actuais e muito menos para começar a ver alguma nova. Portanto, ficam aqui as minhas críticas pessoais àquelas que considero ser as melhores séries do momento (que são aquelas que me mantêm entretida).

Bones (Ossos)

(Eu queria um trailer em condições mas como não encontrei deixo-vos a ver um bocadinho do que se vai passar na temporada 10, se gostam de surpresas não vejam (eu também não vi))
Nome original: Bones
Nome em Portugal: Ossos
País: EUA
Em exibição: 2005 - presente
Temporadas: 9 (10ª temporada: 25 de Setembro de 2014 (EUA))
Género: Comédia, romance, crime, drama, mistério
Penso que é a série que acompanho à mais tempo. Já tinha começado a ver quando passava por volta das 14h na RTP2 (à já muitos anos), depois deixei de acompanhar devido à mudança de horários (à relativamente pouco tempo penso que estava a ser transmitida às quintas-feiras à noite). À não muito tempo voltei a acompanhar e admito que estava com as expectativas não muito elevadas.
Bones retrata a vida da antropologista forense Temperance 'Bones' Brennan (Emily Deschanel) que tem alguma dificuldade em relacionar-se socialmente com outras pessoas. Muito bem sucedida profissionalmente, surge-lhe um novo desafio: ser parceira de Seeley Booth (David Boreanaz), agente especial do FBI, e os dois juntamente com a equipa de Brennan têm como missão descobrir a solução para assassinatos que são, aparentemente, casos sem solução.
Admito que a série se possa tornar ligeiramente repetitiva uma vez que já vai a caminho da 10ª temporada, mas vai inovando em termos de personagens e também de história. Não é a minha série favorita actualmente mas gosto muito porque não é só um policial, é uma série de comédia, de drama e mistura ainda um bocadinho de romantismo.
Não é aconselhável a pessoas muito sensíveis porque tem cenas muito nojentas e é altamente desaconselhável comer durante o visionamento. De resto, vejo-a como uma série quase ligeira. Não posso dizer que é ligeira porque muitas vezes trás assuntos muito sérios e importantes à ribalta e que merecem ser reflectidos e discutidos e já tive alguns episódios que me deixaram a pensar imenso em algumas coisas e muito emocional mas também digo que não há um episódio em que não dê algumas gargalhadas.

Suits (Defesa à medida)

Nome original: Suits
Nome em Portugal: Defesa à medida
País: EUA
Em exibição: 2011 - presente
Temporadas: 4 (a 4ª temporada será retomada, em principio, em Março de 2015)
Género: Drama, comédia
Suits é uma série que me agrada muito, por diversos motivos. A história que nos é narrada, é sobre dois advogados em Nova Iorque: Harvey Specter (Gabriel Macht) e Mike Scott (Patrick J. Adams). Harvey Specter é conhecido por ser um dos melhores advogados de NY enquanto que Mike Scott é o seu pupilo que apesar de ser para lá de inteligente, foi expulso da universidade e vai vivendo de ilegalidades: faz testes pelos outros a troco de dinheiro e vende droga. No entanto, e apesar de Havey estar ciente disso, contrata-o para trabalhar consigo como um licenciado em Harvard numa firma de advocacia de topo ao invés de contratar mais um engravatado qualquer, sem criatividade nenhuma e com metade das capacidades de Mike.
Para além das personagens principais há outras duas de que sou fã incondicional: Louis Litt ( maravilhosamente interpretado por Rick Hoffman) e a sensacional Donna Paulsen (Sarah Rafferty). São personagens com um envolvimento muito grande na história e que têm desempenhos que eu considero serem de um grande nível. 
O humor da série é um humor muito bem construído e inteligente, com diversas referências (a filmes, por exemplo). Há ainda outro factor, o envolvimento entre Mike e Harvey. É óptimo ver, ao longo da série, que a amizade que mantêm apesar de tudo, os faz evoluir imenso como pessoas. O brilhantismo de Mike é inegável, no entanto desconhece muita coisa do mundo da advocacia porque não tem experiência; ter Harvey como mentor dá-lhe um crescimento fantástico como advogado mas também como pessoa. Por sua vez, Harvey parece não ter coração em certos momentos, agindo como se tudo o que é verdadeiramente importante fosse ele próprio; nesse aspecto é Mike quem tem um enorme impacto tornando-o mais humano (Donna também tem uma grande influência neste aspecto).
Para juntar a isto, tem uma banda sonora que me agrada bastante. Preciso de dizer mais alguma coisa?

Scandal

Nome original: Scandal
Nome em Portugal: Scandal
País: EUA
Em exibição: 2012 - presente
Temporadas: 3 (4ª temporada: 26 de Setembro de 2014)
Género: Drama, suspense
Acho que Scandal é aquela série em que meio mundo odeia e o outro adora. A causadora de tudo? Olivia Pope (Karry Washington). Eu faço parte do meio mundo que adora.
A série gira à volta de Olivia, que é assistente do Presidente dos Estados Unidos da América, Fitgerald Grant (Tony Goldwyn). Para além disso, é também advogada e a sua empresa gere os casos mais graves das pessoas mais importantes dos States. E é apaixonada pelo Fitz. Ou será que não?
Esta é a série em que a história mais se altera conforme as temporadas. Na temporada 3 tudo estava diferente do que era na temporada 1, o que me agrada muito. A história vai ganhando personagens e vai dando reviravoltas impressionantes e está sempre cheia de surpresas. Quando achámos que não vai acontecer nada de empolgante... acontece! O que não muda é o amor que Olivia sente por Fitz.
Apesar de todos os personagens terem aspecto de quem saiu de um catálogo (tenho uma inveja enorme do guarda-roupa da Olivia Pope!) e de muitas frases feitas (a equipa de advogados da Olivia Pope auto-intitula-se de "Gladiadores em fatos"), é uma série que me deixa sempre presa ao ecrã no final de cada episódio.
É uma série muito empolgante e adoro o desempenho de Kerry Washington que deu o grande salto da sua carreira com esta série.
Se virem, acho que não se vão arrepender!

The Walking Dead (Os Mortos-Vivos)

Nome original: The Walking Dead
Nome em Portugal: Os Mortos-Vivos
País: EUA
Em exibição: 2010 - presente
Temporadas: 4 (5ª temporada: 13 de Outubro de 2014)
Género: Drama, suspense
Esta era a série que me tentavam impingir para ver porque era espectacularmente boa e que estava por todo o lado, toda a gente dizia que era o máximo. Tentei ver 20 minutos do primeiro episódio e esqueci-me dela porque achei que ver mortos-vivos que faziam grunhidos estranhos e que têm ar de que estão permanentemente bêbados não fazia o meu género. Continuo a achar mas recentemente comecei a ver a série e vi mais do que vinte minutos, à procura do que toda a gente parecia encontrar menos eu: o espectacular da série. E encontrei!
Apesar de os mortos-vivos serem a coisa mais palerma e estúpida de sempre a série consegue envolver o espectador, consegue mesmo colá-lo ao ecrã. Pelo menos a mim, que já estou ansiosa que chegue a 5ª temporada!
A história acaba por ser um cruzamento de vários caminhos, de várias pessoas, de todos os sítios e crenças diferentes mas a história é fundamentalmente sobre Rick Grimes (Andrew Lincoln) e com o desenvolvimento da série, é também atribuído um papel de destaque ao seu filho, Carl Grimes (Chandler Riggs), Por vezes, tenho de admitir que a história parece-me demasiadamente centrada em Rick, mas é só um apontamento porque apesar de adorar o Rick, às vezes tenho as minhas dúvidas relativamente às atitudes que tem.
O que mais me agrada nesta série de mortos-vivos não são os próprios dos mortos-vivos. Há três características muito importantes que me fazem gostar muito da série. A caracterização é absolutamente fabulosa e realista. Os personagens têm oportunidade de se desenvolver e envolver com o espectador, temos a oportunidade de conhecer as suas histórias posteriores à catástrofes devido a flashbacks, por exemplo; é uma parte da série que me agrada mesmo muito porque não os conhecemos apenas agora que têm de enfrentar e fazer coisas que ultrapassam os seus valores, conhecemos também, ainda que de forma mais reduzida, como eram antes de tudo acontecer. E por fim, gosto muito do tal cruzamento de histórias e caminhos do qual já falei, acho que é muito interessante a história não se resumir  a um, dois ou três protagonistas, apesar de a história ser algumas vezes centrada de forma demasiada em Rick.
E no caso de algum dia acontecer uma catástrofe com mortos-vivos já temos uma ideia de como funcionam! Não acham fantástico?!

The Last Ship

Nome original: The Last Ship
Nome em Portugal: The Last Ship
País: EUA
Em exibição: 2014 - presente
Temporadas: 1 (pelo que já li, a 2ª temporada será lançada por volta de Junho de 2015, uma vez que esta é uma série de verão)
Género: Acção, drama, suspense, ficção científica
Nunca tinha ouvido falar desta série por isto quanto a expectativas tinha uma tábua rasa. É uma série recente e comecei a ver depois de acabar The Walking Dead e enquanto não sai a temporada 5. A história pareceu-me interessante.
A cargo do navio Nathan James está uma missão tão secreta e importante que nem o capitão, Tom Chandler (Eric Dane), consegue imaginar. Essa missão está a cargo da doutora Rachel Scott (Rhona Mitra) e Quincy (Sam Spruell) que têm de ir ao Árctico recolher amostras para que possa ser criada uma vacina que será a cura de uma doença que está a dizimar a população mundial à velocidade da luz e parece ser impossível de derrotar, tamanha a sua força e a forma tão fácil como se adquire. Toda a tripulação do navio militar Nathan James está às escuras sobre essa operação, julgando que estão a fazer um treino militar e proibidos de contactar as suas famílias. Até que aparecem os russos, que estão a par da missão de Rachel e que querem que esta vá para o seu navio para que seja em território russo que seja produzida a vacina que vai salvar o mundo.
Não sei se foi por estar sem nenhumas expectativas relativamente à série ou não, mas a verdade é que adorei a primeira temporada e estou ansiosa que saía a segunda (mas tenho muito que esperar!). As personagens cumprem o que devem, o drama não é forçado (há situações que são mesmo tristes e nos dão um aperto no coração) e tenho de destacar a forma como Eric Dane interpreta a sua personagem de capitão, fá-lo de forma soberba, tem uma capacidade inata de ser líder. Também me agrada muito o facto de não haver um romance cliché ou forçado, como era de esperar no final do primeiro episódio (ou foi só impressão minha?). Mais para o final da temporada surge a personagem cómica (mas não unicamente cómica) da série: o Tex (John Pyper-Ferguson).
O único problema da série é mesmo o facto de ter de esperar imenso tempo pela segunda temporada. Estou realmente curiosa para ver o rumo que a série vai tomar, tendo em conta que o final é um final que nos deixa de respiração suspensa, pelo menos eu fiquei!

E com as séries todas interrompidas neste momento (Scandal está quase, quase, quase a chegar!), tenho de ocupar esse vazio no meu coração. Estou decidida a retomar o meu visionamento de Lost. Vi a primeira e cerca de metade da segunda temporada, se não estou em erro, e comecei a achar que era uma série monótona e entrei numa época de testes e algum trabalho para fazer. Depois acabei por optar por outras séries em detrimento dessa, mas tenho alguma curiosidade em saber o que aconteceu com as personagens porque gostava daquilo (o que vi foi praticamente a devorar!). Vou procurar o episódio em que deixei e reatar, um dia destes. Depois dou-vos novidades!

2 comentários :

  1. São séries que também vejo com alguma regularidade, especialmente "Scandal",e com a excepção de "Walking dead" tema sobr eo qual não tenho o mínimo interesse.
    Acrescentaria "Castle", " Sob Suspeita", "Investigação Criminal-Los Angeles", "Hawai:Força Especial","Spartacus,Sangue e Arena" e "Crossing Lines". O problema é que depois o sono (ou a falta dele) é que paga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Scandal" é uma série absolutamente fantástica e com muita classe, até agora tem correspondido às minhas expectativas! O tema de "The Walking Dead" a mim também não me diz muito, mas gosto de outros aspectos da série e acabei por me afeiçoar às personagens.
      De todas essas já vi episódios soltos de "Castle" (não me convenceu, admito), "Investigação Criminal - Los Angeles" (gosto muito!) e "Hawai: Força Especial" (que também gosto muito). Já vi o primeiro episódio de "Spartacus" e também fiquei muito curiosa em continuar a ver. É verdade, o problema é mesmo esse!

      Eliminar