segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sétima Arte (e carros) | Need For Speed

O título dá o mote para o filme. Esperam uma história absolutamente espectacular? Eu também não. Pelo nome dá para perceber que o filme vai ser passado atrás do volante.
A história é simples, cliché e forçada. Tobey Marshall (Aaron Paul) é dono de uma oficina que está prestes a perder devido a problemas financeiros e participa em corridas de rua. Tem uma rivalidade antiga e intensa com Dino Brewster (Dominic Cooper), corredor de carros profissional. Tobey recebe uma proposta de Dino que aceita, assim como a sua equipa de amigos muito leal. Outra corrida ilegal. Morte de um dos participantes. Outro é preso, injustamente. É libertado com sede de vingança, uma viagem pelos States com um romance forçado pelo meio e o desenlace da história. Sim, a história é assim simples, cliché e vulgar. Nada que me tivesse incomodado. O que eu queria era ver carros, daqueles lindos e que me deixam apaixonada.
E é difícil não reparar neles. Dão nas vistas. E se dão! E neste aspecto as fotos são mais importantes do que as minhas palavras. Por isso fiquem com estas belezas, que são as personagens principais do filme (e que cumpriram todos os requisitos!):

Lamborghini Sesto Elemento. Já é um amor antigo meu. Sou fã da Lamborghini e o Elemento é absolutamente encantador. A carroçaria é em fibra de carbono, pesa 1000 quilos e tem cerca de 570 cavalos. Gostava muito de ver um ao vivo, porque acredito que seja um carro como não há outro igual. Talvez o meu preferido.
McLaren P1: este carro se fosse uma mulher era, com certeza, uma morena com curvas espectaculares, linda e inteligente. O design é magnífico. Atinge os 350 km/h. Tem um motor a gasolina e outro eléctrico. Eu disse: linda, inteligente e espectacular. Não se deixem apaixonar (só poderão assumir a relação se desembolsarem a (módica) quantia de 1,5 milhões de dólares... eu avisei!).
Ford Mustang Shelby GT500 (modificado): o carro que Tobey usa a maioria do filme e que protagoniza a cena num dos lugares mais bonitos dos EUA: o Grand Canyon. Esta beleza em tons prata e azuis tem, nada mais nem menos do que 900 cavalos. Não há nada que não goste. Sinto que podíamos ser os melhores amigos.
Bugatti Veyron Super Sport. Não sou a maior entusiasta da Bugatti mas admito que é um carro absolutamente espectacular e maravilhoso. Se fosse um homem (e sim, podia ter um encontro com a McLaren P1) aposto que era um cinquentão muito charmoso e muito bem vestido. Esta beleza preta e laranja tem uma velocidade máxima de cerca de 415km/h, tem 1200 cavalos. Posso não ser a maior entusiasta, mas não lhe dizia que não...
Koenigsegg Agera - Standard. Este menino aqui (tem mais dois irmãos, já lá vamos) tem 940 cavalos e pode atingir até cerca de 420km/h. Preciso de dizer mais alguma coisa? Não, mas vou dizer na mesma. Então, a carroçaria é feita de fibra de carbono, o motor é de alumínio e o depósito é construído dentro do chassis permitindo uma melhor distribuição do seu peso. Inovação podia ser o seu nome do meio! (E paga-se por ela, este sueco tem o custo de 2 milhões de dólares).
Koenigsegg Agera R. Com uns impressionáveis 1140 cavalos e com uma velocidade máxima (teórica) de cerca de 440km/h, é o irmão bonzinho do nosso amigo branco em cima. É amigo do ambiente e pode ser unicamente conduzido com biocombustível. Este bebé consegue uma melhor performance com E85 (combustível que consiste na mistura de 85% de etanol (sem água) e 15% de gasolina pura) do que com gasolina normal. 
Koenigsegg Agera S. O irmão do meio com 1030 cavalos, e com uma velocidade máxima (teórica) de, assim como o irmão R, cerca de 440km/h. Este carro foi construído em especial para ser comercializados em países como os EUA que não têm quantidades abundantes de biocombustível/E85. Este e o R são irmãos gémeos falsos: têm as mesmas especificações com a ligeira diferença de que este é unicamente conduzido com gasolina normal (e por isso, tem menos cavalos). Este aqui é o mais baratinho de todos: custa  1,6 milhões de dólares. Qualquer um destes irmãos são muito inovadores mantendo um design espectacular!
GTA Spano. Este bebé amarelo (uma das minhas cores favoritas) é espanhol e exclusivo, uma vez que só foram produzidos 99 carros. Os afortunados têm direito ao poder de 900 cavalos e a chegar aos 400km/h. Querem boas notícias? Correm notícias de que a marca está a trabalhar num modelo de edição ainda mais limitada e com o poder de 1200 cavalos. Vamos esperar para ver, por enquanto podemos sonhar com esta beleza.
Durante o filme há ainda outras personagens importantes sobre rodas. Não vamos esquecer os clássicos: Pontiac GTO de 1967, Ford Bronco "Big Oly" de 1971, Porsche 944 S de 1987, Ford Torino GT de 1969, BMW 2800 CS de 1969 e o Chevrolet Camaro SS 396 de 1968, entre outros. No closet feminino estes são os vestidos pretos indispensáveis, no closet masculino podem materializar-se num fato elegante que nunca compromete.

E agora vou apresentar-vos o carro que é, talvez, o mais fulcral no filme e a quem ninguém dá crédito. Podem ver o filme as vezes que quiserem que ele simplesmente não vai aparecer. Aqui está ele, em frente às câmaras:
Ferrari 458 Itália. Quem achavam que tirava as fotos de família? Tinha de ser alguém com igual qualidade. Com 560 cavalos e a atingir os cerca de 325km/h está todo artilhado para nos oferecer imagens de qualidade das corridas que nós adorámos? Nós não o vemos, mas não podemos desvalorizar, de forma nenhuma, a sua presença!
Agora umas notas finais sobre o filme em geral. Vale a pena por causa dos carros e da velocidade, da junção dos clássicos muscle cars com os super-carros europeus. Para quem gosta muito vale totalmente os 132 minutos de filme. E esse tempo todo é um dos pontos negativos: é um filme muito longo em que há algumas cenas que não acrescentam muito. Quem vê este filme (eu incluída) pretende ver carros e não um romance forçado ou cenas de comédia que não têm assim tanta piada. Outro ponto positivo é a posição das câmaras. O espectador tem planos fabulosos. Alguns dos quais dão-nos a sensação de que estamos ao volante do Mustang!

P.S.: Este post deu-me imenso prazer de escrever e muito trabalho. Apesar de gostar muito de carros, sou mais uma apreciadora do design e não sou tão perita nas especificações dos carros. Por isso fiz uma enorme pesquisa para encontrar dados para incluir aqui. Deu muito, muito trabalho mas fiquei muito feliz com o resultado final. Aos peritos: se detectarem algum erro, eu agradeço imenso um comentário que o identifique e explique. Vamos aprendendo uns com os outros! Espero, sinceramente, que vocês tenham tanto gosto a ler como eu tive em escrever! 

P.S.2: Mais de 15 dos super-carros que fazem parte do filme foram construídos em menos de seis meses pelo custo de 2 a 3 milhões de dólares. Como é óbvio, são réplicas uma vez que muitos deles foram destruídos durante as filmagens (e era demasiado mau destruir os carros originais). Por outro lado, a Ford trabalhou com a produção do filme para construir o Mustang especialmente para este filme.

Para terminar deixo-vos ainda um pequeno vídeo que fala e mostra, de forma muito reduzida, a construção destas réplicas:

2 comentários :

  1. Tenho de reclamar.
    Nem um Ferrari para amostra?
    Dos que lá estão o Bugatti é absolutamente irresistivel.

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    1. Ferrari só atrás das cameras, o que é uma pena! Talvez no Need for Speed 2.
      O Bugatti é espectacular mas eu sou uma fã incondicional do Lamborghini. De qualquer forma, ambos são carros fora de série!

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