quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prontos para a guerra!

Sei que já é Quarta-Feira e o jogo foi Domingo mas esta foi a primeira semana de aulas, por isso ainda estou a habituar-me aos horários, é compreensível mas também nunca gostei muito de ficar calada e tenho o vício (bom ou mau, fica ao vosso critério) de dar a minha opinião sobre tudo e mais alguma coisa que esteja directamente ligada a mim, mesmo que não interesse a ninguém.

O Vitória soma neste campeonato três vitórias (Gil Vicente (f), Penafiel (c) e Belenenses (f)) e um empate (Porto (c)), 10 golos marcados e 2 sofrido. Para além dos números serem bons, o Vitória tem apresentado um bom futebol, uma equipa consistente, que sabe o que está a fazer. São os nossos jovens que dão tudo em campo e tem sido, mais do que nunca, um orgulho ver o meu Vitória jogar.

Relativamente ao último jogo contra o Porto, em nossa casa, o resultado pareceu-me bom e mais do que isso, pareceu-me justo. Numa equipa em que a maioria dos jogadores tinha pela primeira vez um jogo de maior dimensão (todos eles valem os mesmos 3 pontos, no entanto, uns acarretam mais responsabilidade, mais maturidade e mais estofo), a mim pareceu-me que entraram sem medo nenhum. E era esse o receio da maioria das pessoas: até ao passado Domingo os nossos adversários foram sempre equipas tecnicamente inferiores (apesar de eu achar que isso tem cada vez menos importância) e íamos, agora, defrontar o Porto, uma equipa que é, tecnicamente mais forte. A verdade é que a equipa não teve medo, teve ambição e garra. E era exactamente disso que eu estava à espera, porque é isso que a equipa nos mostrou até agora. Não baixam a cabeça perante ninguém. É dos nossos trunfos mais fortes!
A primeira parte foi nossa. Controlámos e pressionamos. A segunda parte foi do Porto. Quanto ao árbitro, era mais um daqueles que não tem muita noção daquilo que anda a fazer mas isso não é propriamente uma novidade em Portugal. E não, não estou a dizer que fomos prejudicados. Estou, sim, a dizer que a arbitragem foi má. Não vou falar dos lances polémicos do jogo porque quem estiver interessado, pode perfeitamente ver o jogo e interpretar os lances (ou então perguntem ao Sr. Lopetegui, o aziado).

Outro assunto polémico relativamente ao jogo foi a confusão que se instalou na bancada Sul. Do que já ouvi e li o que me pareceu foi um exagero claro das forças de segurança, mais um atentado aos adeptos de futebol.
Pelos vistos, a confusão começou entre dois adeptos. E confusões todos as têm e em toda a parte. Não acontece exclusivamente em Guimarães e exclusivamente com os adeptos do Vitória mas uma carga policial daquela forma sim, só acontece aqui, pelos vistos. Não me perguntem porquê, também não faço ideia.
Segundo o relatório da PSP, foram arremessados cinzeiros e grades de ferro, entre outras coisas. O que eu acho muito engraçado porque grades de ferro é uma coisa que qualquer pessoa transporta ou que facilmente se arranca. E cinzeiros há-os com abundância em todos os estádios porque crime é deitar cinzas para o chão!
Foi mais um dia negro para os adeptos de futebol e um momento assustador para quem estava naquela bancada, nomeadamente crianças. É necessário que alguém tenha mão nestas situações, alguém com um pulso forte. Eu vi, esses tais agentes da segurança ou o que lhes queiram chamar, sair da bancada Sul com um ar de satisfação enorme porque a verdade é que ninguém lhes pode tocar, porque é crime e passamos a ser criminosos. O problema às vezes é que os criminosos são eles, que supostamente estão lá para nos proteger. Sinceramente, já acreditei mais nisso. Aguardemos pelos próximos episódios. Cheira-me que daqui não vem nada de bom para o Vitória. Infelizmente, costumamos ser os pioneiros em tudo.

Foto: www.vitoriasc.pt
Foto: www.vitoriasc.pt
Foto: www.vitoriasc.pt
Foto: www.vitoriasc.pt
É impossível não fazer referência aos mais de 25 mil presentes nas bancadas! Tinha uma saudade imensa disto, deste barulho que ninguém consegue abafar, desta paixão, das cadeiras todas ocupadas. A chuva não ajudou mas não incomodou ninguém porque ninguém queria saber se chovia ou dava sol, queríamos era ver a garra destes nossos miúdos! É provável que houvessem uns quantos infiltrados e uns quantos adeptos plásticos mas a maioria é do Vitória, é vitoriana e dá-me um gozo enorme ir ao estádio, mas ir ao estádio assim, é a minha maior felicidade. Parabéns a nós, que somos incomparáveis.

Sem comentários :

Enviar um comentário