sábado, 7 de dezembro de 2013

Genius!

Na pesquisa para um trabalho que estou a fazer encontrei um pequeno (grande) génio. Chama-se Logan LaPlante, tem (só) 13 anos e é de Lake Tahoe. E optou por um caminho incomum na sua educação. Já alguém por aí ouviu falar de homeschooling (unschooling, hackschooling, ...)? Admito que o meu conhecimento da área é reduzido e em Portugal este tema não tem grande espaço, pelo menos não até agora. Lembro-me apenas de ler uma entrevista de uma mãe que ensinava os seus próprios filhos, não se guiando pelo sistema de educação do seu país. Não me recordo de que revista foi, mas a senhora em questão não era portuguesa, disso eu recordo-me.
Mas vamos ao Logan LaPlante. Este rapazinho de treze anos é um hackschooler com o apoio dos pais e dos amigos. E no que consiste o hackschooling? O hackschooling consiste em dar primazia à saúde e à felicidade, o que não parece ser uma grande preocupação nas escolas nos dias de hoje.
Este vídeo trouxe-me uma lufada de ar fresco. São ideias novas, brilhantes, prontas para serem experimentadas, aplicadas, usadas. Prontas para errar. Prontas para serem testadas outra vez, com melhorias. Prontas para funcionar. Vejam o vídeo, dispensem uns minutinhos da vossa vida para isso porque merece totalmente o tempo que tem. É bom, é muito bom ver que esta pode ser a nossa futura geração.


Talvez com jovens como estes possamos alargar as definições que temos de educação e consequentemente os nossos horizontes. E digam-me lá se ele não é um génio? Uma à vontade em palco, uma certeza e segurança impressionantes.

Sem comentários :

Enviar um comentário