Lost (Perdidos)
Nome original: Lost
Nome em Portugal: Perdidos
País: EUA
Em exibição: 2004-2010
Temporadas: 6
Género: Aventura, Drama, Ficção Científica
Lost ou Como Ver Meia Temporada Num Dia é provavelmente a série mais misteriosa e bem construída que já vi. É recheada daqueles episódios que nos obrigam a ver o próximo mesmo quando o que mais apetece fazer é dormir. Queremos evitar ver o resto da temporada mas não dá. E de repente reparamos que são 2 horas da manhã. Uma chatice. Das boas!
A série começa por focar-se nos sobreviventes de um avião que caiu numa ilha (supostamente deserta), o Oceanic 815. São forçados a trabalhar como equipa para sobreviver na esperança de que possam vir a ser resgatados. Conforme passam os dias, a esperança vai-se desvanecendo e os sobreviventes vêm-se obrigados a construir as suas vidas na ilha. Ao início pareceu-me uma série com muito pouca margem de evolução e por isso estava intrigada sobre o que é que alguém ia tirar daquilo para não tornar os episódios todos num calvário. Não foi preciso muito para descobrir...
As personagens são desenvolvidas de uma forma extremamente inteligente e que mantém o espectador colado ao ecrã. Vamos conhecendo fragmentos da vida de cada um através de flashbacks. Mas não são flashbacks aleatórios. Se o primeiro episódio é focado no personagem A, esse personagem pode só ter o holofote passado 5 ou 6 episódios. À medida que os vamos conhecendo, vamos criando uma grande afeição por eles, vamos percebendo o que os leva a fazer determinadas coisas e o porquê de reagirem da forma que reagem. Outra das coisas que mais adoro em séries é quando o episódio responde a uma pergunta... e lança outras cinco! O elenco é excelente e enorme porque vão sendo acrescentadas novas facções de personagens a cada nova temporada, o que faz com que a série se torne muito mais dinâmica do que se continuasse sempre focada única e exclusivamente nos sobreviventes do desastre. Talvez seja a série que desenvolve de forma mais profunda as personagens, porque não conhecemos só uma ou duas de forma elaborada. Conhecemos muitas e a forma como são apresentadas torna-as a todas inesquecíveis!
Sem dúvida que é uma série que vale a pena ver, mistura ficção científica com aventura, muita acção e sem faltar uma pitada necessária de romance e comédia. É aquela série que mistura um bocadinho das outras todas numa combinação que resulta numa forma épica e singular de contar uma história e que tem um jogo psicológico muito forte. Deve ser vista com imensa atenção porque cada pormenor é importante, perceber o porquê de tudo é mais do que fundamental, perceber como é que as personagens foram parar à ilha é vital. Se assim não for, corremos o risco de também ficar perdidos.